Notícia

Clima - 22/04/2011 - Temporal assustou moradores de Crissiumal e região


Relatos de estragos são poucos, mas há muita sujeira nas ruas.

 

O temporal que atingiu Crissiumal e região por volta das 21:40 desta quarta-feira, 20/04, assustou os moradores, mas não provocou maiores danos. O evento de tempo severo foi fruto de intensas áreas de instabilidade que avançaram da Argentina e Uruguai.

 

Em Crissiumal não há medição do vento, mas a estação automática do internauta Ricardo Bourcheidt, colaborador da Metsul Meteorologia em Três de Maio acusou uma rajada de 74 Km/H, o que deve ter sido também a intensidade do vento em Crissiumal.

 

A chuva acumulou 29mm na medição do www.guiacrissiumal.com.br.

 

Nesta manhã de quinta-feira nossa reportagem esteve nas ruas, onde constatatou poucos estragos em relação ao temporal, mas muitas folhas espalhadas nas ruas.

 

Uma casa teve uma pequena parte do telhado arrancado na Rua Horizontina, mas com o auxílio de vizinhos o telhado foi consertado ainda na noite de ontem. O fato aconteceu antes da chuva, durante as intensas rajadas de vento seco que estavam na frontal.

 

Na praça da matriz um galho de uma árvore quebrou.

E na baixada da Cotrimaio uma árvore com raízes fracas tombou.

Há relatos de danos em Santa Lúcia, Nova Candelária. E assim que tivermos novas informações estaremos trazendo.

 

Segundo a Metsul meteorologia, nesta quinta-feira, já pode chover em alguns pontos, sobretudo do Sudoeste e do Oeste, entre a madrugada e o período da manhã na primeira metade do dia, mas o sol chega a aparecer com nuvens em parte do Estado com elevação da temperatura na Sexta-Feira Santa. Há o risco de chuva forte a intensa com temporais isolados da tarde para a noite amanhã, especialmente no Sul, Oeste e Centro do Estado. As taxas de instabilidade atmosférica devem ser muito altas e os modelos indicam valores de CAPE (Convection Available Potential Energy) de até 3000 J/Kg no Oeste gaúcho, valor condizente com forte instabilidade.

O sábado começa com tempo muito instável e chuva em quase todo o Rio Grande do Sul. A MetSul Meteorologia alerta que pode chover forte a torrencialmente durante parte do dia em diversas cidades gaúchas, sobretudo entre a madrugada e o período da manhã. Os acumulados de precipitação podem ser significativos em alguns municípios com risco de transtornos como alagamentos.

 

 

Se você tem fotos ou relatos dos estragos ocasionados pelo temporal nos envie um e-mail para clecio.ruver@hotmail.com ou deixe um comentário no espaço abaixo.

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos