Notícia

Geral - 24/05/2012 - Unidade de Atendimento da Cresol inaugura nesta sexta-feira em Crissiumal


O ato inaugural está marcado para as 19:30 hs

 

Inaugura nesta sexta-feira (25) a unidade de atendimento da Cresol no município de Crissiumal, o ato inaugural está marcado para as 19:30 hs, em frente a unidade de atendimento que fica situado na Rua XV de Novembro 440, no segundo piso do prédio da empresa Ilson Motos. A inauguração irá contar com várias autoridades locais e lideranças da Cresol, após o ato inaugural os presentes irão conhecer a estrutura da Cresol e será servido um coquetel, o evento terá total cobertura do site Guia Crissiumal.

 

Onde a Agricultura Familiar de Crissiumal e região tem mais um motivo para comemorar com mais uma importante conquista para a população. A inauguração da unidade de atendimento da Cresol neste município que representa desenvolvimento, crescimento e comprometimento com a comunidade.

O Sistema Cresol de Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária surge da necessidade de melhorias nas condições do crédito rural para a Agricultura Familiar e pelo fortalecimento de um modelo de desenvolvimento sustentável.

 

Em 1995, os agricultores organizavam-se através do Sindicalismo, Associativismo, Reforma Agrária, ONGS, Fundos de Crédito Rotativo, entre outros, e o sistema Cresol foi fruto de todas essas iniciativas, pois viu-se que era necessário uma instituição financeira que auxiliasse na liberação de recursos para os agricultores familiares. Ainda neste ano, cinco cooperativas de crédito são constituídas no Oeste do Paraná com objetivo de fortalecer os Agricultores Familiares através do acesso ao Crédito Rural visando sustentabilidade econômica e o desenvolvimento local;

 

Em 1998 são constituídas as primeiras cooperativas do Sistema Cresol nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A expansão para outros territórios foi resultado da atuação de organizações da agricultura familiar desses estados, que se identificaram com a proposta do Sistema Cresol.

 

 Em 2004, conforme o princípio da descentralização e crescimento horizontal foi criada a segunda cooperativa central de crédito. A Cresol Central, com sede em Chapecó/SC, tendo filiadas a ela cooperativas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Depois de muitas reuniões encontros e discussão com os Agricultores familiares e suas organizações, visitas a cooperativas do Paraná, é que em 1998 surgem as primeiras cooperativas CRESOL no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Atualmente a Cresol Central possui mais de 160 pontos de atendimento,  atendendo mais de 110 mil associados nos estados de SC e RS, tendo como missão "Fortalecer e estimular a interação solidária entre agricultores e cooperativas através do crédito orientado e da educação financeira com a construção do conhecimento, visando o desenvolvimento sustentável." 

 

Fica o convite a toda comunidade crissiumalense, para comparecer ao ato de inauguração da Unidade de Atendimento da Cresol de Crissiumal.

 

Postado: Douglas Atkienson
Vídeos