Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.56 - Momento Leite:
- BRF compra laticínios Heloísa
- Uruguai: exportações de lácteos aumentaram em 22% até outubro
- Produção de leite será ampliada no Nordeste
- Leite de qualidade é uma exigência cada vez maior
BRF compra laticínios Heloísa - A BRF - Brasil Foods confirmou, por meio de um comunicado, a compra da Heloísa Indústria e Comércio de Produtos Lácteos Ltda., do grupo Vencedor, com sede na cidade de Terenos, em Mato Grosso do Sul. O valor total do negócio é de R$ 122,5 milhões, incluindo os investimentos na aquisição de 100% do controle e a dívida da companhia. A unidade é direcionada à produção de queijos, tendo ainda uma linha de outros derivados de lácteos. A capacidade total de processamento é de 600 mil litros de leite por dia. (O Estado de SP)
Uruguai: exportações de lácteos aumentaram em 22% até outubro - O volume das exportações de produtos lácteos do Uruguai durante os primeiros dez meses do ano aumentou em 22% com relação ao mesmo período de 2010, informou o Instituto Nacional de Leite (Inale). As exportações totais de janeiro a outubro desse ano foram de 161.858 toneladas, 22% a mais do que no mesmo período de 2010. Em valor, as exportações no período foram de US$ 562,135 milhões, 33% a mais que no período de janeiro a outubro de 2010. No mês de outubro, o Brasil se destacou como o principal destino das exportações uruguaias, sendo responsável por 24% do total. (Inale-Milkpoint)
Produção de leite será ampliada no Nordeste - A criação de gado leiteiro no semiárido brasileiro será incentivada pelo governo federal. A idéia é usar a técnica do pasto irrigado muito difundida em países como Israel. A proposta faz parte de um ambicioso programa que visa implantar 200 mil novos hectares de perímetros irrigados. Este programa vai mobilizar investimentos superiores a 10 bilhões de reais, por meio de parcerias público-privadas e recursos do PAC, gerando emprego e renda numa das regiões mais pobres do nosso país. Estudos apontam 500 mil empregos diretos e indiretos serão criados com o incremento da irrigação no semiárido nordestino, que, além do leite, vai dar incentivo à fruticultura e produção de etanol. O fomento à bacia leiteira nas áreas irrigadas será baseado em pesquisas científicas e industrialização dos laticínios. O Nordeste poderá ser o maior produtor de leite do Brasil. (Globo Rural – Milkpoint)
Leite de qualidade é uma exigência cada vez maior - Leite de qualidade está se tornando uma exigência cada vez maior das indústrias e do consumidor final e muito importante para os produtores, pelo fato da forte tendência de maior remuneração desta matéria prima com este padrão.
Para a oferta de um leite de qualidade pelos produtores, aIém da sua produção higiênica, por intermédio do vacas sadias (isentas do brucelose, tuberculose, mamite, etc.), da utilização de instalações, equipamentos e utensílios Iimpos / desinfetados e de práticas adequadas de ordenha, é necessário ainda considerar:
* Resfriamento e estocagem adequados do leite a granel, logo após a ordenha.
* Coleta, transporte e a entrega do leite resfriado a granel na indústria. (Emater-MG)
Pensamento: "Sempre houve o suficiente no mundo para todas as necessidades humanas; nunca haverá o suficiente para a cobiça humana." (Gandhi)
O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br
Tweet |