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Texto de Opinião - 22/10/2024 - Continue servindo - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Num mundo perfeito seríamos tão organizados e tão bons em cumprir os deveres que jamais descuidaríamos dos clientes. Mas somos humanos e não damos nosso melhor para alguns bons clientes. Com uma certa frequência ouvimos os consumidores dizerem que simplesmente não estão comprando, mas nós temos que vender para nossos negócios seguirem vivos e prosperarem. Por isso investimos boa parte do tempo em encontrar novos clientes e perdemos o hábito de cuidar dos clientes antigos, e a consequência é que bons clientes são perdidos ou não tem todo o seu potencial bem aproveitado.

Em vendas o profissional e a empresa são recompensados com base na satisfação dos clientes. Quem não está contente com sua recompensa, tem uma chance muito grande de ter clientes descontentes com o seu serviço. Mesmo se disserem que as vendas estão devagar e que não estão comprando, é preciso manter o mesmo nível de serviço prestado de quando compravam normalmente. Com os resultados costuma vir a sensação e até o reconhecimento de que mesmo com tanto esforço, ainda poderíamos ter feito um pouco mais. A melhor abordagem com um cliente negligenciado deve ser a mesma usada quando o primeiro negócio foi fechado. O primeiro passo é admitir a falta de atendimento prestado, sem desculpas. As palavras a serem usadas são cruciais. Quando o cliente fica indiferente, torna-se mais difícil reconquistar sua confiança, então é preciso ser humilde e trabalhar lentamente para cair nas graças dele novamente. A confiança uma vez perdida, é muito difícil de ser reconquistada, mas é possível, se ambos os lados assim desejarem. Você deve iniciar sem vendas, mas com serviço. Oferecendo mais atenção e um serviço adequado, vai acabar ganhando novamente a confiança e também, os negócios do cliente.

Mesmo que o cliente não esteja comprando, continue servindo. Quando o cliente fica indiferente, torna-se mais difícil reconquistar sua confiança, então você deve ser humilde e trabalhar lentamente para cair nas graças dele novamente. Pense na maneira como age: - Você sempre vai à mesma lavanderia ou mesmo ao supermercado¿ - Vai apenas pela conveniência ¿ - Ou foi um hábito que começou como uma excelente prestação de serviço¿ - Você já fez alguma comparação para descobrir se há um lugar que melhor se adéque à suas necessidades¿ - Há uma grande chance de continuar a frequentar certos lugares porque você conhece as pessoas e elas o conhecem.

Cada um de nós passa quase todos os dias, tanto na sua cidade quanto nas viagens, por estabelecimentos que oferecem serviços semelhantes, alguns até mais convenientes, mas tendemos a parar nos postos, ir às farmácias, supermercados, restaurantes, oficinas, clínicas, salões de beleza, lojas, onde somos fiéis. Nestes locais, nos sentimos bem, e por um conjunto com diferentes elementos, desde lembrarem quem somos, sabermos onde estão e como são as coisas, além da confiança, dos prazos, do relacionamento, etc. Nos sentimos bem ao frequentar e comprar nestes estabelecimentos que conquistaram nossa simpatia, confiança e fidelidade, que é fortalecida sempre que precisamos algum serviço extra, alguma ajuda, orientação. Seus clientes se sentem assim¿ Deixar esta sensação, este sentimento nas pessoas deveria ser o principal objetivo de um profissional de vendas. Se não é assim, é preciso uma dedicação para tentar ser assim.

Considere seus clientes como indivíduos, não como grupos e procure encontrar formas melhores de suprir as necessidades deles. A atenção individualizada é o oposto da negligência. Se os seus clientes continuam contigo é porque se sentem bem assim, parabéns! Você está no caminho certo para o sucesso em vendas.

Um abraço e até a próxima!

Postado: Leila Ruver
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