Jogo aconteceu nesta quarta no estádio Olímpico
O resultado foi de vitória: 3 a 1 sobre o River Plate de Sergipe. Consequentemente, a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil veio. Mas a atuação do Grêmio na noite desta quarta-feira, mesmo no Olímpico, perante um fraco adversário e com o argentino Bertoglio como titular, deixou a desejar.
Logo aos 11 minutos do tempo inicial, Lelê abriu a contagem e deu esperanças para o time nordestino, que precisava vencer por dois gols de diferença depois de perder por 3 a 2 em casa. O empate aconteceu com Marcelo Moreno aos 35. A virada ficou para a etapa final. E lá no fim. Foi apenas aos 34 minutos que Werley, de cabeça, conseguiu a virada. Já aos 40, Léo Gago deu números finais ao marcar de falta.
Antes iniciar os duelos por um lugar nas oitavas de final diante do Ipatinga no dia 4 de abril, em Minas Gerais, o Grêmio tem três compromissos pelo Gauchão. O primeiro deles será neste domingo, às 18h30min, contra o Cruzeiro-PA no Estádio Estrelão, pela 4ª rodada da Taça Farroupilha.
- O jogo
A partida que poderia ser fácil para os donos da casa foi de certa apreensão no primeiro tempo. Apesar da iniciativa e dos chutes de Marco Antônio e Gabriel aos 5 e 10 minutos, foram os visitantes que abriram o placar. Depois de Victor espalmar para escanteio a potente falta de Almir Sergipe aos 11, na cobrança curta Fernando Pillar mandou para a área, Gilberto Silva falhou e na disputa do goleiro com Lelê no chão, melhor para o atacante sergipano que ficou com a bola e a empurrou para o gol vazio.
Mesmo enrolado na articulação das jogadas pelo meio e sem o apoio efetivo dos laterais Gabriel e Pará, o Grêmio chegava com frequência ao ataque e conseguia o arremate. O problema era a pontaria. Com 17min, Marcelo Moreno dominou no peito no meio da área e de virada emendou para a defesa de Pablo. Cinco minutos depois, foi a vez de Kleber ter seu chute colocado para escanteio. Mais um pouco e novamente o centroavante boliviano cabeceou fraco para Pablo segurar com firmeza.
Sem qualidade técnica para se organizar e ameaçar a meta tricolor, o River Plate mal chegava à frente. Porém, no chute de longe de Wallace aos 28, Victor não caiu bem para realizar a defesa e por pouco não engole um frango.
Passado mais um susto, já que o genérico do grande clube argentino tentou apenas mais uma vez, aos 32min, na batida de fora feita por Fabiano que saiu por cima, o Grêmio teve o arremate de Marco Antônio defendido por Pablo antes de finalmente chegar ao empate. Aos 35, no passe de Marco Antônio para Moreno livre na pequena área, o atacante se atrapalhou no domínio, se recuperou, chutou em cima do zagueiro que veio na recuperação para então ficar com a sobra e, enfim, balançar a rede.
Antes do término da etapa inicial, o jogo teve como lances merecedores de registro apenas a expulsão de Lelê, pela uma entrada por trás em Bertoglio, e a conclusão de Pará defendido para a linha de fundo.
Vieram os últimos 45 minutos e nada do futebol melhorar. A blitz era forte no campo de ataque, mas a dificuldade em furar o bloqueio do River era maior ainda, mesmo com um jogador a menos. Nem concluir mais o Grêmio conseguia, com exceção das tentativas de Kleber aos 6 e aos 19, com Léo Gago, que substituiu a Souza, aos 13 minutos.
Mantida a dificuldade de criação e conclusão, aos 20 e 26min Vanderlei Luxemburgo queimou as duas últimas substituições ao trocar Marco Antônio e Marcelo Moreno por Marquinhos e André Lima, respectivamente. A pressão seguiu até que Gabriel mandou cruzado com perigo aos 33 para no minuto seguinte, no levantamento da meia-esquerda feito por Marquinhos, o zagueiro Werley cabecear para decretar a virada contando com a colaboração do goleiro Pablo.
Para encerrar e sacramentar a vitória apesar da fraca apresentação, Léo Gago contou com o desvio da barreira para marcar o terceiro de gol em cobrança de falta.
> Copa do Brasil
1ª fase – Jogo de volta
Grêmio 3 x 1 River Plate
GRÊMIO
Victor; Gabriel, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza (Léo Gago), Marco Antônio (Marquinhos) e Bertoglio; Kleber e Marcelo Moreno (André Lima).
RIVER PLATE-SE
Pablo; Fabiano, Fernando Belém, Thiago Papel e Glauber (Fabinho); Fernando Pilar (Misael), Charles, Wallace, Lelê e Almir Sergipe; Jonathan (Claudinei).
Gols:
Grêmio: Grêmio: Moreno (35min/1ºT); Werley (34min/2ºT); Léo Gago (40min/2ºT)
River Plate-SE: Lelê (11min/1ºT)
Cartões amarelos:
Grêmio: Gilberto Silva, Léo Gago
River Plate-SE: Charles
Cartão vermelho:
River Plate-SE: Lelê
Árbitro: Célio Amorim (Aspirante Fifa/SC)
Assistentes: Josué Gilberto Lamim (SC) e Neuza Inês Back (SC)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: Quarta-feira, 21 de março de 2012
Público total: 20.009
Público pagante: 16.769
Renda: R$ 263.559,25
Final Sports
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Tweet |