Moradores da localidade encontraram pedras de cores escuras, diferentes das que são comuns na região
Um verdadeiro mistério envolve o aparecimento de pedras nas lavouras na localidade de Malhada, interior de Santa Cruz. Alguns agricultores recolheram as pedras escuras e de aparência bem diferente das demais pedras encontradas na região. Levando em conta a aparência, a suspeita é de que esta pedras sejam meteoritos. Segundo especialistas, meteoritos são fragmentos de corpos extraterrestres que sobrevivem à passagem atmosférica como grandes meteoros atingindo o solo.
O agricultor Armando Rodrigues de Moraes, que tem lavoura na localidade de Malhada, disse que, há cerca de um ano, estava lavrando a terra quando encontrou várias pedras. Ele recolheu de seis a sete pedras do tamanho de uma laranja e várias outras de tamanho menor. Segundo o morador, Claudio Goettert, há alguns anos era comum caírem meteoritos naquela região.
Falta de informação e de legislação, além de condições naturais adversas, fazem com que o número de exemplares de meteoritos no Brasil ainda seja reduzido em comparação a outros países. No Brasil, pouco mais de 50 meteoritos são reconhecidos pela ciência, apesar de as estatísticas sugerirem a existência de milhares de exemplares espalhados por seu território, além pelo menos uma centena preservada por particulares.
Douglas Albers/Gazeta AM
fonte: Redação Gazeta AM
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |