Notícia

Agricultura - 14/03/2016 - Assessora da FETAG falou aos associados da ACI sobre o VI Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste


Hoana Talita Gehlen esteve na ACI nesta segunda-feira

Após a assembleia de eleição da ACI de Crissiumal desta segunda-feira (14), a Assessora da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Regional Sindical Três Passos - FETAG RS, Hoana Talita Gehlen, falou do VI Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, que acontece no dia 12 de maio em Três Passos.

 

Talita que atende os 13 Sindicatos da Fetag da regional de Três Passos destacou que o objetivo do seu trabalho é conscientizar a população da necessidade do engajamento para que o Grito de Alerta deste ano atinja as suas reivindicações.

 

“Queremos pleitear benefícios, porém, principalmente manter os benefícios que temos e que o Governo pensa em nos tirar”, destacou a assessora.

 

O Grito de Alerta que será realizado em Três Passos e que está na sua sexta edição conta com a participação de sindicatos das regionais de São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa e Três Passos e espera com cerca de 8000 pessoas no dia 12 de maio, data do evento.

 

Uma das principais pautas do Grito de Alerta deste ano é em relação à reforma da previdência, onde o Governo pretende aumentar a idade dos aposentados rurais de 60 para 65 anos para os homens e dos 55 para os 60 anos para as mulheres, além do fim das pensões por morte e outros benefícios que os trabalhadores rurais tem na atualidade.

 

Segundo Talita Crissiumal tem 3610 aposentados rurais atualmente e com esta mudança de cinco anos este numero seria seriamente afetado. Atualmente cerca de 2 milhões e 700 mil reais circulam mensalmente em Crissiumal na mão destes aposentados rurais, onde se uma fatia desses deixasse de circular certamente o comércio teria enormes problemas.

 

A sugestão da Fetag, é que em apoio ao Grito de Alerta, no dia 12 de maio o comércio feche as suas portas entre as 11 horas da manhã e o meio dia.

 

Além da previdência, o VI Grito de Alerta terá em pauta reivindicações nas áreas da habitação rural, Lei das Falências, estatuto da terra, convênios com associações de assistência técnica, educação no campo e sucessão rural e saúde.

 

Fonte / Foto: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos