A cidade de Crissiumal teve apenas 1mm de chuva em 2012
A chuva prevista para esta quinta-feira deverá amenizar a estiagem que castiga 44% dos municípios gaúchos. Para os próximos dias, uma frente fria deverá trazer precipitações mais generalizadas para todas as regiões do Estado, evitando maiores perdas na cultura de soja. De acordo com a MetSul Meteorologia, não estão descartados temporais localizados.
Segundo o meteorologista Eugenio Hackbart, os maiores volumes deverão se concentrar do Centro para o Norte do Estado. “Haverá enorme variação de volumes de um ponto para outro, com chuva pouco expressiva em algumas localidades. Mas muitos pontos da Metade Norte terão acumulados perto ou superiores a 50 milímetros e que podem até se aproximar ou mesmo superar a marca de 100 milímetros em alguns municípios até o final do domingo. Não será o fim da estiagem, mas haverá alívio para muita gente que está sofrendo”, disse.
Nesta quinta-feira, a chuva atinge desde cedo o Sul e o Oeste do Estado, mas o sol aparece com nuvens nas demais regiões. No decorrer do dia, contudo, a maioria das regiões gaúchas deverá ter pancadas fortes em alguns pontos, mas com grande variabilidade de volumes. Na sexta, a chuva tende a se intensificar e se torna mais generalizada do Centro para o Norte gaúcho com elevados volumes localizados.
No sábado, a chuva segue atuando de forma mais ampla na Metade Norte, ainda com precipitações fortes a intensas localizadas e volumes altos em alguns pontos, sobretudo no Nordeste gaúcho. No domingo, ainda pode chover do Centro para o Norte do Rio Grande do Sul, entretanto as precipitações devem ser mais localizadas que nos dois dias anteriores com a melhora do tempo na maioria das regiões gaúchas.
De acordo com a MetSul Meteorologia, os episódios de chuva a partir desta quinta e no restante do mês de janeiro devem ser mais freqüentes que nos primeiros dez dias do mês, beneficiando, sobretudo, localidades do Centro para o Norte e o Nordeste gaúcho, como as regiões da Produção, Alto Uruguai, Planalto Médio, partes das Missões e do Noroeste, vales, Serra, Campos de Cima da Serra e Grande Porto Alegre.
Fonte: Correio do Povo e MetSul
Tweet |