Notícia

Polícia - 11/11/2011 - Luana não é a única. Há mais três adolescentes de Três Passos desaparecidos


E não há pistas do paradeiro deles

O caso Luana vem se arrastando desde o dia 13 de julho e a cada dia parece que a solução está mais distante. Cintia Luana Ribeiro de Moraes, na época com 14 anos e grávida de sete meses e meio, saiu de casa, em Três Passos, para encontrar o suposto pai de Emily, um homem de 27 anos, residente em Humaitá. Nunca mais foi vista. O ex-namorado atualmente mora com a esposa no Paraguai.

 

Mas não é só o sumiço de Luana registrado em Três Passos. Há mais três adolescentes nesta condição. E não há pistas do paradeiro deles.

 

Segundo o conselheiro tutelar Nestor Aloísio Weschenfelder, está desaparecido há mais de 30 dias o jovem Ezequiel Rodrigues dos Santos, de 16 anos. Conforme seu pai, o menino teria sido visto na Argentina.  Além dele, as amigas Savanna Natanielli Safadi Pereira, de 13 anos, e Agda Graebin,15 anos, fugiram da casa de passagem. Na tarde do último sábado, 05, elas teriam tentado o suicídio ingerindo naftalina com água sanitária. À noite, depois de uma rápida internação hospitalar, as meninas voltaram ao abrigo, de onde fugiram no final da tarde desta segunda-feira, 07, no momento em que uma funcionária dava banho em outros internos. Savanna usava bermuda e camisa jeans; Agda, macacão jeans. Ambas calçavam tênis.

 

No final do mês passado, Savanna havia fugido, pela terceira vez, de casa. Isso sem contar outras três fugas em casas de passagem. Seus pais adotivos, que tinham sua guarda provisória até o início do mês, não desejam  mais a adolescente no lar.

 

No dia 3 deste mês, uma garota de 13 anos, residente no bairro Pindorama, fugiu com o suposto namorado, de 19 anos. Ela e o rapaz foram localizados, na noite de sexta-feira, 04, na localidade de Lajeado Barreiro, interior de Redentora. Envolvimento com menor de 14 anos, salienta o conselheiro, é considerado estupro.

 

Um dos maiores índices de fuga de menores do RS

 

A ocorrência mais frequente em Três Passos é fuga de menores. Para Weschenfelder, o município pode estar no topo do ranking estadual nesta questão, mesmo não existindo números que comprovem essa tese.

 

Com sua sede junto à Prefeitura, o Conselho Tutelar, no horário das 8 às 17 horas atende diariamente 10 a 15 casos. Além disso, o plantão, que é de 24 horas, se envolve, no mínimo, com uma ocorrência fora do horário normal de expediente. Entre os fatos mais atendidos estão consumo de drogas e álcool, denúncias de maus tratos, evasão escolar, guarda de menor e pedofilia.

 

Somente quatro conselheiros atuam no município. São eles, Nestor Aloísio Weschenfelder, João Auri de Oliveira, Rita Bernardi Bombardeli e Maria Inês da Rosa Freitas (coordenadora). Uma vaga permanece em aberto porque um titular desistiu do posto e nenhum suplente quis assumir.
O conselheiro ressalta que o trabalho da equipe atinge seus objetivos graças ao respaldo que tem do Juizado da Infância e da Adolescência, Ministério Público e Brigada Militar. Chamadas são atendidas pelos telefones 3522-3214 e 9962-0501.

 

ELEIÇÃO PARA CONSELHEIROS

 

Com o atual mandato chegando ao fim, já está programada a eleição dos novos conselheiros tutelares de Três Passos. O pleito será no dia 13 de dezembro quando serão eleitos cinco titulares e cinco suplentes.

 

O período de inscrições de candidatos, que inicialmente estava previsto para encerrar no dia último dia 31, foi prorrogado até  o dia 14 de novembro. O prazo foi espichado devido a pouca procura.

 

Poderão concorrer homens e mulheres maiores de 18 anos, com ensino médio completo e que tenham experiência comprovada com crianças. Interessados deverão registrar suas candidaturas no setor de protocolo da prefeitura. O salário oferecido é de R$ 914,23.
Informações poderão ser obtidas com Jacy Traesel, através dos telefones 3522-1103 e 9622-8820.

 

JORNAL ATOS E FATOS / Rádio Difusora

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos