Notícia

Esportes - 20/02/2011 - Grêmio goleia Ypiranga e enfrenta o Cruzeiro na semifinal da Taça Piratini


Placar de 5 a 0 teve gols de André Lima, duas vezes, Douglas, Borges e do estreante Leandro

 

Superior desde o início do jogo, o Grêmio fez seu papel dentro de casa, com a maioria dos titulares, e goleou o Ypiranga por 5 a 0 neste domingo, pelas quartas de final da Taça Piratini do Gauchão. Na semifinal, o adversário do Tricolor será o Cruzeiro, e o confronto será no Olímpico.

No primeiro tempo, André Lima, duas vezes, e Douglas marcaram para o Grêmio. No segundo, Borges fez o dele, em um bom dia para os atacantes do Tricolor. Para completar, o estreante Leandro, de 17 anos, fez o quinto.


Grêmio domina o primeiro tempo:

Com Carlos Alberto poupado por dores musculares, Renato voltou a escalar dois volantes no Grêmio. O que não deixou o time menos ofensivo. Pelo contrário. Pouco antes de 1min30s de jogo, André Lima, com seu novo número, 99, subiu alto para cabecear após escanteio cobrado por Douglas.


Foto: Diego Vara

O gol cedo ditou o ritmo do que seria o resto do primeiro tempo. Superior, o Grêmio dominou e ainda fez mais dois na etapa inicial. Mas, antes disso, Rochemback quase fez o dele, em um chute forte de fora da área, no travessão. Na volta, Borges tentou concluir, mas o adversário afastou.

As poucas chances do Ypiranga foram em tentativas de fora da área, já que chegar até ela estava complicado. João Paulo, aos 19 minutos, arriscou de longe, mas a bola foi para fora.

Pelo forte calor, a arbitragem autorizou a parada técnica para os jogadores de hidratarem. E assim que ele ordenou o reinício da partida, saiu mais um gol do Grêmio. Depois de uma jogada bonita de Gabriel pela direita, tabelando com André Lima, o lateral devolveu de calcanhar e o atacante concluiu com um chute no ângulo do goleiro Bruno, aos 27.

E continuou dando só Grêmio. Aos 32 saiu o terceiro gol. Foi de Douglas, de cabeça. Rochemback cobrou falta e o camisa 10 tricolor concluiu.

O Grêmio ainda teve mais chances, que foram desperdiçadas. O Ypiranga seguia tentando na base dos chutes de longa distância, que não deram certo. Aos 44, Giovani arriscou de fora da área, para fora. Na sequência, Cleiton cobrou falta com força, mas errou a direção.

 


Segundo tempo:

O Grêmio voltou do intervalo com a mesma equipe, enquanto o Ypiranga fez uma mudança no ataque: Elcimar saiu e deu lugar a Silvestre. Mas logo aos três minutos, Rodolfo sentiu e pediu para ser substituído por causa de um desconforto na coxa, que não preocupa. Mário Fernandes entrou em seu lugar.

O Ypiranga conseguiu se impor em alguns momentos, mas na hora de chegar à área para concluir, pecou. A solução foi continuar arriscando de longe, mas também sem sucesso. Enquanto isso, o Grêmio, que diminuiu um pouco o ritmo do primeiro tempo, foi para cima.

Aos seis minutos, Lúcio fez boa jogada pela esquerda, ganhando do marcador, e cruzou uma bola redondinha para Borges, que cabeceou para o gol. Foi o primeiro dele na temporada.


Foto: Diego Vara

Com 4 a 0 no placar e a vaga na semifinal garantida, Renato aproveitou para mudar mais uma vez. Douglas saiu para entrar Willian Magrão no meio-campo tricolor, que passou a ter três volantes. Lúcio passou a fazer a função do camisa 10, enquanto Adilson foi para a esquerda e Magrão para a direita. Rochemback continuou à frente da zaga.

O chute mais perigoso do Ypiranga saiu dos pés de Cleiton, aos 14 minutos. De fora da área ele concluiu com força e Victor fez boa defesa.

 


Susto no campo:

Após choque com o goleiro Bruno, Glauco sentiu a pancada na cabeça e caiu no gramado. Imediatamente os jogadores dos dois times chamaram o médico. E, como o Ypiranga não levou um profissional ao Olímpico, Paulo Rabaldo, do Grêmio, fez o atendimento. Percebendo que Glauco não estava bem, pediu que a ambulância entrasse no gramado para levá-lo até um hospital e fazer um exame de tomografia.

O jogo ficou parado por quase cinco minutos. Pelo diagnóstico inicial do médico gremista, o jogador não apresenta nenhum problema grave, mas o exame foi solicitado por precaução.

 


Ypiranga tem gol anulado:

A bola voltou a rolar e o Ypiranga conseguiu marcar um gol, aos 27 minutos. Mas foi anulado. João Paulo concluiu com um chute cruzado do lado direito da área, mas não valeu. A arbitragem assinalou impedimento.

 

Leandro estreia com gol:

Com 30 minutos, o Grêmio passou a administrar mais o jogo. Os jogadores tocavam a bola, e quando encontravam um espaço apertavam a defesa para tentar fazer mais gols. Mas sem muito esforço.

Aos 34, os dois times fizeram mais trocas. No Grêmio, o garoto Leandro, meia, de 17 anos, uma das promessas da base, entrou no lugar de Rochemback. Como o Tricolor optou pela numeração fixa, e ele não tem o seu número, entrou em campo com a camisa 21, que era de André Lima. No nome do atacante, uma tarja preta. Com a modificação, Adilson passou a ser o capitão, e assumiu a primeira função do meio-campo. No Ypiranga entrou Gilvan no lugar de Gasparino.

Assim que o garoto Leandro encontrou espaço, foi firme nas tentativas. Primeiro, mandou uma bomba no travessão, de dentro da grande área. Depois, em jogada de velocidade pela direita, ele recebeu de Lúcio e chutou de fora da área para, aí sim, comemorar, aos 47 minutos. Ele fez o quinto do Tricolor.


Foto: Diego Vara

A torcida retribuiu gritando o nome de Leandro nas arquibancadas.

Com 50 minutos, o juiz deu o apito final ao jogo.

 

FICHA DO JOGO:

GRÊMIO (5)
Victor; Gabriel, Paulão, Rodolfo (Mário Fernandes) e Gilson; Rochemback (Leandro), Adilson, Lúcio e Douglas (Willian Magrão); Borges e André Lima.
Técnico: Renato.


YPIRANGA (0)
Bruno Grassi; Thiago Gasparino (), Glauco () e Mateus e João Paulo; Pansera, Emerson, Saulo e Giovani; Cleiton e Elcimar (Silvestre).
Técnico: Agenor Piccinin.


Gauchão 2011 - quartas de final do primeiro turno
Local:
Estádio Olímpico, Porto Alegre.
Início: 16h.
Arbitragem: Vinícius Costa, auxiliado por Antônio Cesar Padilha e Rafael da Silva Alves.
Gols: André Lima, duas vezes, e Douglas, no 1º tempo; Borges e Leandro, no 2º tempo (Grêmio).
Cartão amarelo: Pansera (Ypiranga).
Público: 11.790.
Renda: R$ 220.160.

 

 CLICESPORTES

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos