Notícia

Saúde - 21/03/2020 - Coronavírus chega a 20 cidades e já infecta 68 pessoas no RS


Viamão e Carlos Barbosa atestaram os primeiros casos positivos neste sábado

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul atualizou, na tarde deste sábado, o número de pessoas infectadas pelo coronavírus. Foram mais cinco casos confirmados, três deles na Serra, um na Campanha e um na região Metropolitana. O total chega a 61, mas o balanço estadual ainda não considera sete casos confirmados, entre ontem e hoje, pela Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, o que eleva o total para 68, em 21 cidades.

Bento Gonçalves, que tinha um caso atestado, agora passa a ter três. Duas idosas adoeceram, uma delas de 69 anos e outra de 79. Também na Serra, Carlos Barbosa registrou o primeiro caso, envolvendo uma paciente de 39.

Bagé chegou ao segundo caso, com uma mulher de 51 anos infectada pelo vírus. Viamão entrou para a lista, após um homem de 67 anos testar positivo.

Além de Porto Alegre, que soma 36 casos de coronavírus, 20 municípios já relataram pacientes em isolamento hospitalar ou domiciliar.

 

Cidades

Em 12 dias, o coronavírus chegou a Porto Alegre e a mais 19 cidades gaúchas. No Interior, Erechim, Bagé e Bento Gonçalves tiveram três casos, até o momento. Em seguida, aparecem Caxias do Sul, Canoas, Campo Bom, Ivoti, Alvorada, Torres e Santana do Livramento, que tiveram dois, cada. A relação ainda abrange Carlos Barbosa, Farroupilha, Serafina Corrêa, Charqueadas, São Leopoldo, Taquara, Dois Irmãos, Viamão e Eldorado do Sul, com um caso cada.

Na quinta-feira, o Ministério da Saúde confirmou que o Rio Grande do Sul já tinha transmissão comunitária do coronavírus, o que significa que não é mais possível, em algumas localidades, rastrear a origem da infecção de uma ou mais pessoas. Ontem, a Pasta confirmou que o País inteiro já notifica situações desse tipo.

Fonte: Rádio Guaíba

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos