Notícia

A pedido - 12/02/2018 - Importância da prestação de serviços de qualidade no ramo funerário


Texto produzido pelos profissionais da Funerária Zillmer, empresa com mais de três décadas em Crissiumal

Esta matéria traz à tona um assunto delicado de se tratar, mas ao mesmo tempo é algo que se tornará fato para todos os seres vivos – a passagem para Vida Eterna. Você já parou para pensar como gostaria que fosse o seu evento de despedida ou das pessoas próximas a você? Talvez este não seja um assunto que você costuma pensar, mas há profissionais que se dedicam na busca de conhecimento, tendências e novidades na prestação de serviços funerários, visando proporcionar uma despedida com carinho, respeito e consideração pela vida que acabara de deixar saudades.

Em Crissiumal, a Funerária Zillmer já conta com mais de 30 anos de histórias. É uma empresa familiar que possui a mais ampla e moderna estrutura funerária da região. De acordo com o proprietário Talvani Zillmer juntamente com sua esposa Adriana, nos últimos anos a empresa tem evoluído muito no quesito “qualidade” da prestação de serviços. Disse que participam de simpósios e cursos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina – “esses treinamentos mudam totalmente a visão de que realmente é um serviço funerário”, comentou.

Novidades nos serviços oferecidos

O ano de 2018 iniciou com novidades nos serviços oferecidos pelos profissionais da Funerária Zillmer. As duas salas mortuárias (ecumênicas) foram totalmente reformadas e modernizadas, disponibilizando ambiente arejado e climatizado, com amplo espaço para acomodar os familiares e amigos enlutados.

A empresa também oferece equipamento de som ambiente e vídeo, que permitem a reprodução de músicas religiosas, música celta, mensagens, hinos ou demais canções que possam fortalecer as emoções das pessoas que ficaram com a saudade. Através do monitor, por um simples pendrive os familiares poderão trazer imagens e vídeos de momentos felizes da pessoa, que serão demonstradas durante o velório. Os proprietários comentaram que, num futuro próximo os eventos de despedida também serão transmitidos ao vivo pela internet, especialmente para amigos e familiares que residem em lugares distantes.

As duas capelas são climatizadas, possuem cozinha, banheiros, água gelada e café, tendo espaço para acomodar um considerável número de pessoas em cadeiras, poltronas e sofás. São salas especialmente projetadas e construídas para eventos de despedida, ao contrário de algumas empresas que ultilizam garagens e espaços improvisados.

Além dos veículos para traslados, completa linha de urnas, vestimentas, coroas e flores para ornamentação, a Funerária Zillmer também dispõem de uma sala de preparação, que de acordo com os proprietários, também é um espaço projetado e equipado especialmente para preparar os corpos, vestir, realizar os procedimentos químicos de limpeza, higienização e maquiagem, tudo dentro das exigências sanitárias. “Infelizmente, ainda existem funerárias que preparam os corpos em ambientes que não são adequados, como por exemplo, necrotérios de hospitais, sendo um manejo totalmente contra as normas de higiene e segurança, frente á proliferação de bactérias que pode acontecer”, afirmou Talvani.

Desde o princípio, um dos objetivos da Funerária Zillmer era oferecer espaços adequados para velórios, tanto que fundou a primeira capela ecumênica do município, migrando os velórios das casas para a capela.

Ética no trabalho

A ética profissional é outro ponto fundamental na qualidade da prestação de serviços funerários, pois a vida é preciosa e todo ser humano deve ser respeitado até o último momento.

Porém de acordo com Talvani, algumas funerárias ainda fazem o agenciamento funeral dentro de hospitais, clínicas e demais entidades, quando na verdade, cada família é livre para optar qual funerária contratar. Ele complementou, afirmando que “é uma situação muito desagradável para os familiares e para pessoa enferma ouvir a propaganda da funerária! Como fica o sentimento dessa pessoa? Para onde vai sua esperança? Pensando nisso, nós construímos nossa funerária longe do hospital e ignoramos qualquer tipo de agenciamento, pelo respeito que temos pela vida!”.

“Nosso trabalho vai muito além da parte técnica, pois quando a família nos procura, está numa situação de fragilidade, dor e tristeza, por isso temos que ter a capacidade emocional de conversar e consolar essas pessoas, e fazer com que a despedida seja um momento especial. Deus permitiu a nós sermos a ponte de consolo e conforto para a maior dor dos seres humanos”, Finalizou Talvani.

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos