Notícia

Educação - 03/04/2017 - Diretora Roseli apresenta novidades para 2017 na Escola Rocha Pombo


Entre as novidades estão as Oficinas,Teatro e Dança, Cursos, Projetos e viagens

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo foi criada há 78 anos. Foram muitos anos de luta, aprendizado, conquistas...e esse ano, em especial, a escola está vivendo um ano atípico, com muitas novidades no quesito novos conhecimentos. A Diretora Roseli conversou com a reportagem do Guia Crissiumal para apresentar a toda comunidade as principais ações que estão por acontecer na escola, ações essas que se referem diretamente a formação dos alunos. Vejam o que a escola Rocha Pombo preparou para 2017:

Programa Novo Mais Educação

A Escola Rocha Pombo foi contemplada com o Programa Novo Mais Educação, do Governo federal, no qual 50 alunos do educandário serão atendidos em turno integral na escola, com direito a café da manhã, lanche, almoço e lanche da tarde. Os alunos estarão na escola das 7:30 da manhã às 17:30, onde terão Oficinas de Língua Portuguesa, Matemática, Leitura, Artesanato e Voleibol, além da aula do turno normal. O Programa inicia no dia 03 de abril.

Teatro e Dança

A escola está ofertando, em turno inverso, as Oficinas de Teatro e Dança, com a professora Simone Roppa. Os alunos participantes tem ensaio uma vez por semana e organizam as apresentações para as datas comemorativas da escola e também fora do município, como por exemplo o que aconteceu em 2016, onde o grupo foi a cidade de Boa Vista do Buricá no evento tradicional: Primavera de Arte. Vale ressaltar que foi o único grupo da cidade de Crissiumal que lá esteve.

Oficina de xadrez

Essa oficina é uma novidade para o ano letivo que está começando. Desde que assumiu a direção da escola em 2016, a professora Roseli tinha como um de seus objetivos organizar a oficina de xadrez, pois todos sabem de sua importância para o desenvolvimento mental dos alunos, para o raciocínio lógico, desenvolver habilidades de observação, reflexão, análise e síntese, além da importante tomada de decisões, melhorando dessa maneira o desempenho escolar. Essa oficina, do mesmo modo que as outras, acontece em turno inverso e para os alunos que tiveram interesse na mesma.

Curso Técnico em Agroindústria

Essa ideia já vem sendo construída há algum tempo pela equipe diretiva da escola e de seu corpo docente e está prestes a ser realizada. Esse curso foi aprovado no ano passado pela SUERO RS do Governo estadual. Nesse momento, a escola está trabalhando na construção do Regimento e do Plano de Curso do Técnico em Agroindústria, pois a intenção é que o mesmo seja implantado já em 2018. O objetivo do curso é formar profissionais técnicos capacitados a atuar na área de processamento de alimentos, de laticínios, carnes, etc. O curso Técnico em Agroindústria é um curso profissionalizante e que pode ser concomitante, subsequente ou integrado ao ensino médio normal.

Viagens de Estudo

A escola Rocha Pombo já tem as viagens de estudo de 2017 organizadas e para todos os anos escolares, e serão as seguintes: 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental – séries iniciais irão ao cinema em uma viagem de conhecimento. Já os alunos do 4º, 5º e 6º ano irão até as Ruínas de São Miguel. O 7º, 8º e 9º ano irão visitar Rio Grande, conhecendo o Centro Histórico, fazendo o passeio de balsa, indo ao Museu Oceanográfico, ao porto e as vagonetas. O Ensino Médio irá a Foz de Iguaçu, onde visitarão a Usina de Itaipu, Cataratas do Iguaçu e também ao Parque das Aves.

Sala de Recursos

A sla de AEE – Atendimento Educacional Especializado atende especificamente alunos no contraturno e que possuem deficiência. Nessa sala é feito um trabalho desde a alfabetização até o ensinamento das coisas do cotidiano. Aos alunos com comprometimento intelectual, as professoras ensinam além dos estudos rotineiros de sala de aula até a convivência social. Na sala de AEE trabalha atualmente a professora Bernadete Simionatto, já a professora Mauriceia Maioli Volpato, que também é especializada, atua como intérprete de libras, acompanhando os alunos surdos em sala de aula e ensinando a Língua de Sinais – Libras.

Projeto de Voluntariado

Mais uma grande novidade é o Projeto de Voluntariado que iniciará na escola esse ano com o tema “Doar com o Coração”. A principal intenção desse projeto é incentivar os alunos a doar mais. Segundo a Diretora da escola “A sociedade atual está deixando muitos valores para trás. É muito importante que os jovens aprendam a doar-se e não acostumar a apenas receber”. A missão do projeto é promover a cultura e a prática do voluntariado na escola e fora dela de modo que o estudante se sinta parte ativa da construção de uma nação socialmente mais justa e assim, promover o crescimento de todos. O projeto será implantado aos poucos, iniciando com os integrantes do Grêmio Estudantil e no decorrer do ano expandindo para outros alunos que queiram participar. Ao longo do ano serão desenvolvidas ações como atividades internas na escola, ações de saúde, contra a pobreza e a injustiça social para as comunidades carentes do município.

Para encerrar, a Diretora Roseli ressaltou sua vontade de que tudo dê certo nesse ano letivo dizendo que: “são muitas as novidades em todos os sentidos,  todas elas pensadas e organizadas com muito carinho e voltadas ao aprendizado dos nossos alunos, quero e sempre quis que cada um de nossos educandos cresçam com responsabilidade e que consigam construir valores que promovam a vida, deles e de seus semelhantes. Minha missão enquanto professora e diretora desse educandário é fazer com que cada um que aqui está seja a cada dia um pouco melhor.” 

 

Foto: Arquivo Guia Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos