Notícia

Política - 19/05/2011 - Prefeito de Três Passos falou ao portal Região Celeiro sobre sua batalha contra o aneurisma cerebral


Cleri foi entrevistado por Roberto Fauri

No dia 5 de maio (quinta-feira), o Prefeito de Três Passos, Cleri Camilotti, foi submetido a uma neurocirurgia para a remoção de um aneurisma cerebral, descoberto poucos dias antes. Cleri retornou a Três Passos no último domingo (15), depois de permanecer internado durante 10 dias.

Tudo começou no dia 29 de abril, quando Cleri sofreu uma crise de labirintite, e foi internado no Hospital de Caridade de Três Passos. Através de uma tomografia e posterior diagnóstico, confirmou-se a presença de um aneurisma cerebral parcialmente calcificado (tipo que já apresentou um rompimento parcial no passado, e o sangue calcificou). O prefeito foi encaminhado então no dia 2 de maio a Porto Alegre, onde, após a realização de mais exames, aguardaria o procedimento cirúrgico, a ser realizado no setor de neurocirurgia da Santa Casa.

A cirurgia foi realizada às 7h da manhã do dia 5 de maio, realizando-se uma clipagem (isolamento) do aneurisma, através de um processo conhecido com sendo “a céu aberto” (no caso, a realização de uma pequena abertura no crânio). Após três horas de duração, o procedimento foi concluído com sucesso total, e o prefeito permaneceu sob cuidados até este último domingo, quando retornou a Três Passos.

Nesta quarta-feira (18), Cleri concedeu uma entrevista à equipe do Portal Região Celeiro, falando um pouco sobre os desafios enfrentados desde o diagnóstico do aneurisma, até sua atual recuperação em casa.

 

A origem do problema

Devido à rapidez com que tudo ocorreu, o prefeito trespassense espera obter na próxima revisão maiores informações de como e quando o aneurisma se manifestou pela primeira vez. Mas tudo indica que o stress e o tabagismo são os principais vilões da história.

Cleri confessa que não conseguiu deixar de fumar, mas diminuiu consideravelmente.

– Hoje, fumei dois ou três cigarros, apenas.

 

Enfrentando a situação

Embora o aneurisma diagnosticado fosse considerado “gigante”, o caso não necessitava uma cirurgia de máxima urgência. Mesmo assim, Cleri resolveu realizá-la, evitando maiores complicações futuras.

Questionado sobre os temores e anseios durante o pré-operatório, bem como sobre a coragem em decidir realizar a cirurgia o mais breve possível, Cleri responde sem hesitar.

– Medo eu tive, mas encontrei forças para superá-lo. Sou um homem de muita fé, acredito veemente em Deus. Também me considero centrado: vou e consigo visualizar o retorno”.

 

O pré-operatório

Cleri realizou todo o processo através do Sistema Único de Saúde - SUS. Embora o atendimento é, segundo as palavras do próprio prefeito, “de primeiro mundo”, a fila de espera é grande: ele aguardou até às 2h da madrugada do dia 4 para conseguir uma maca, permanecendo nela até às 14h, quando foi transferido então para um leito.

Ao falar sobre os preparativos para a cirurgia, o líder do executivo trespassense lembra de quatro injeções que deveriam ser aplicadas, uma a cada hora, as quais resultavam em diversas reações colaterais.

– O médico explicou que elas desencadeariam uma série de efeitos. Tive dores de cabeça, tonturas, náuseas... Sentia que meu corpo queimava de dentro para fora. Quando passava a reação de uma, já era hora de outra dose ser aplicada.

 

Após a cirurgia

Cleri lembra que despertou da anestesia cerca de duas horas após o fim da cirurgia. Apresentando uma rápida recuperação, o prefeito permaneceu quatro dias na UTI, sendo transferido posteriormente para um leito normal, onde ficou mais seis dias sob cuidados.

No domingo, Cleri recebeu alta, e voltou então a Três Passos. Quando questionado sobre o cuidado que tinha ao caminhar, o prefeito ressaltou que ainda possuía alguns sintomas de labirintite.

– Irei iniciar o tratamento para as tonturas nos próximos dias.

 

O retorno às atividades

O prefeito afirma que já se sente em condições técnicas e psicológicas para assumir os trabalhos. Mesmo assim, os médicos lhe pediram que permaneça em repouso 30 dias, ao menos.

Ainda na segunda-feira, um dia após seu retorno, Cleri participou na prefeitura de uma rápida reunião, juntamente com o prefeito em exercício, Tarcísio Kuhn, e assessores.

– Tudo indica que retornarei às atividades entre os dias 15 e 17 de junho.


 

Fonte e Foto: Roberto T. Fauri - Região Celeiro

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos