Notícia

Esportes - 17/04/2011 - Nos pênaltis, Grêmio avança para a semifinal


Victor defendeu uma das cobranças

 

Mais uma vez não apresentando o futebol esperado pela torcida, o Grêmio empatou em 1 a 1 com o Ypiranga na tarde deste domingo, no Colosso da Lagoa, e carimbou passagem para a semifinal da Taça Farroupilha somente nas cobranças de pênaltis (4 a 2). Douglas, em um belo chute de fora da área aos 24 minutos do primeiro tempo, abriu a contagem em Erechim. Aos 18 da segunda etapa, Giovani deixou tudo igual.

O confronto valendo vaga na final do segundo turno do Gauchão será diante do Cruzeiro-PA, que bateu o São Luiz por 2 a 0 no Estrelão, no sábado. A partida acontecerá no Estádio Passo D’Areia, no próximo fim de semana, em dia e horário a serem definidos pela Federação Gaúcha de Futebol.

- O jogo

Com o fôlego do ataque com a presença de Leandro, que não estava inscrito para a disputa da primeira fase da Libertadores, o Grêmio chegou forte logo aos 2 minutos através dos dribles do garoto que foi parado somente com falta na entrada da área pela esquerda. Porém, o levantamento de Douglas favoreceu o corte da zaga.

Mesmo com a maior posse de bola sendo tricolor, o Ypiranga foi quem ameaçou primeiro, aos 5. Depois da escorada no peito de Thiago Pereira na meia-lua, Giovani chegou batendo por cima. No minuto seguinte, a resposta dos visitantes novamente iniciada pelos pés de Leandro. O camisa 21 avançou pela direita e mandou para Borges, caindo, perder o gol debaixo das traves, sem goleiro.

Em um confronto franco, com lances de gol dos dois lados, Glauco cabeceou o escanteio cobrado da esquerda de ataque na rede pelo lado de fora em seguida, aos 8min. Apenas mais dois minutos se passaram para que Branco, em um balaço de longa distância, assustasse Victor, que estava levemente adiantado.

Ainda sem o domínio da partida, o Grêmio voltou à carga aos 15min. Depois do escanteio da direita, Adilson deu uma casquinha no primeiro pau e Rodolfo chegou chutando alta e perdendo nova oportunidade de dentro da pequena área. Sem tempo para o torcedor sentar nas arquibancadas, aos 18 o Canarinho teve a grande chance de tirar o primeiro zero do placar nos pés de Thiago Pereira. O atacante recebeu lançamento na meia-esquerda e, na saída desesperada de Victor, mandou por cobertura pela linha de fundo.

Pouco a pouco o time de Renato Portaluppi passou a controlar o jogo sem sofrer ataques e, ao mesmo tempo, marcando presença constante no campo de frente. Aos 20min, Leandro descolou bom passe para Adilson chutar sem força, mas rente à trave direita de Luis Carlos. Entretanto, quatro minutos depois, a sorte não ajudou o goleiro. Quase da intermediária, Douglas enquadrou o corpo e soltou o canhotaço no ângulo, sem qualquer chance de defesa.

Com 26, Adilson ainda carimbou o poste, de dentro da área, em jogada combinada com Borges. Porém, até que o árbitro Leandro Vuaden determinasse o fim do primeiro tempo, somente os donos da casa estiveram perto de mexer no marcador. Foi na paulada de falta de Frede, já aos 41 minutos, que Victor soqueou para frente. Antes, aos 39, Adilson acusando dores cedeu seu lugar para Fernando.

Recuperando o ritmo intenso da primeira metade da etapa inicial, com 2 minutos, o cruzamento fechado de João Paulo da direita quase surpreendeu Victor, que recuou e espalmou para fora junto ao travessão. Aos 5, Leandro carregou lateralmente dentro da área, da direita até o meio, e soltou para Fernando emendar de primeira em cima do goleiro, obrigado a defender em dois tempos.

Aparentemente com o duelo sob controle, o Grêmio viu Cleiton arriscar de fora da área e mandar por cima aos 11 minutos. Motivado, o Ypiranga partiu para cima e chegou ao empate aos 18. Desta vez Cleiton carregou na área e deixou de calcanhar para Giovani soltar a pancada de esquerda e igualar o escore, ao acertar o chute entre o espaço mínimo entre Victor e a trave.

Imediatamente, Renato trocou Douglas por Carlos Alberto e, antes que Leandro deixasse o campo para o ingresso de Lins aos 24 minutos, Rochemback acertou a rede pelo lado de fora, Victor voou para espalmar a cacetada de Cleiton e Frede, livre de marcação, cabeceou para fora o escanteio batido da esquerda de ataque.

Com todas as substituições feitas, o Tricolor teria feito seu segundo gol, com 27min, se não fosse o volante Saulo. De meia virada, de dentro da área, Carlos Alberto mandou no canto e viu o adversário saltar e salvar com a cabeça quase acertando o poste na sequência.

Após pouco tempo sem lances de emoção, aos 36, Borges cabeceou no travessão o levantamento de falta da intermediária perto da linha lateral pela direita. No minuto seguinte, Victor fez mágica ao saltar no contrapé e, com um leve toque na bola, empurrar pela linha de fundo a conclusão de Cleiton que desviou em Gabriel.

Ainda antes do apito final, Silvestre carimbou o travessão gremista, Neuton cobrou falta rasteira que Luis Carlos agarrou em dois tempos e, aos 45min, Cleiton deixou o marcador no chão, invadiu a área pela direita e desperdiçou a chance derradeira de fazer o Ypiranga vencedor ao bater para fora.

> Gauchão
Taça Piratini - Quartas de final

Ypiranga 1 (2) x (4) 1 Grêmio


YPIRANGA
Luis Carlos; Gasparino, Glauco, Frede e Branco; Saulo, João Paulo, Bodini (Silvestre) e Giovani (Vitor Hugo); Cleiton e Thiago Pereira (Gilvan).
Técnico: Agenor Piccinini

GRÊMIO
Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Neuton; Fábio Rochemback, Adilson (Fernando), Lúcio e Douglas (Carlos Alberto); Leandro (Lins) e Borges.
Técnico: Renato Portaluppi

Gols:
Ypiranga: Giovani (18min/2ºT)
Grêmio: Douglas (24min/1ºT)

Cartões amarelos:
Ypiranga: Frede, João Paulo e Glauco
Grêmio: Gabriel e Fernando

Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Paulo Ricardo Silva Conceição e João Lúcio Monteiro de Souza Júnior

Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim
Data: Domingo, 17 de abril de 2011

Fonte: Final Sports
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos