Notícia

Esportes - 02/05/2011 - Lucas Armanje, a nova promessa do futebol crissiumalense


Jovem de 11 anos foi selecionado nas categorias de base do SC Internacional, onde atuará na categoria 99

Lucas com o ex zagueiro Pinga, um os ídolos do Internacional nas décadas de 80 e 90 e atual treinador das categorias de base do clube.

 

Crissiumal tem todo um histórico e uma mística em relação ao futebol. Não são poucas as promessas e afirmações de jogadores oriundos de nossa terra. Todos sabem da história, daqui saíram ao mundo do futebol Taffarel, Danrlei, Beto, Nestor Simionato, entre outros. Desta vez o olhos dos grandes clubes brasileiros recaem sobre um meia, canhoto, muito habilidoso, que tem apenas 11 anos e que fará parte do elenco da categoria 99 do SC Internacional de Porto Alegre.



Lucas é filho da jornalista Micheli Armanje e do diretor dos jornais Gazeta Editorial e Jornal Colonial, Leandro Armanje. Depois de se destacar em inúmeras competições de meninos em Crissiumal e região, e chamar a atenção de diversos “olheiros”, Lucas foi para a Escolinha do EC Internacional de Porto Alegre em junho de 2010, e neste mesmo período já começou a estudar em uma escola da capital. Em um mês de Escolinha já foi chamado pela seleção B do Inter, onde ficou até dezembro.



Nas férias retornou para sua casa em Crissiumal, retornando a Porto Alegre em março. Em abril realizou o primeiro teste para admissão nas categorias de base do SC Internacional, onde entre mais de 400 meninos de todo o país, das categorias 98 e 99, foram selecionados apenas 6, entre eles Lucas. O teste durou cerca de 3 dias.



O segundo teste aconteceu na semana passada, onde em mais 3 dias, os garotos selecionados no 1º teste, e outros garotos selecionados por olheiros do SC Internacional em todo o país, num total de 40 passaram por uma avaliação técnica, onde novamente 6 foram aprovados, entre eles mais uma vez Lucas. Agora ele aguarda ser chamado pela equipe de avaliações técnicas do SC Internacional para se apresentar junto a equipe da Categoria de Base 99 do Inter, onde vai para a 3ª fase. Esta fase é teste médico, avaliação física e treinos juntos aos profissionais da categoria. Ele vai ser chamado ainda em maio.



Neste tempo, tem mantido os estudos, já que sem eles, nem poderia participar de qualquer teste ou jogar no SC Internacional, já que hoje todos os clubes exigem, inclusive boas notas. Tem conseguido conciliar esporte e estudo, e nos momentos em que tem que ficar em Porto Alegre, apresenta atestado do Clube para poder realizar as provas e não reprovar por faltas.



O primeiro título de Lucas foi com 5 anos de idade, no futebol de duplas da Arena dos Lobos, onde foi campeão também no ano seguinte. Sua primeira experiência longe dos pais foi disputando a Copa Saudades de Futebol de Campo, em Saudades SC, onde defendendo o CEAP de Ijuí (credenciado ao Grêmio) ficou na 3ª colocação. Em Crissiumal venceu os jogos abertos de futsal da categoria mirim em 2009 e conquistou o título regional em 2011. Além disso tem inúmeras conquistas em competições menores, especialmente entre escolas.



Por ser canhoto e habilidoso igual ele, seu principal ídolo joga no futebol europeu, é o meia atacante argentino Messi do Barcelona.



Seus pais lhe dão o maior apoio, sabem das dificuldades do mundo do futebol, mas sabem também que com o talento de Lucas vale a pena tentar.

Lucas com o olheiro do Internacional Pompéia, que também foi atleta do clube.

Lucas com os preparadores físicos das categorias de base do SC Internacional.


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos