Notícia

Geral - 27/04/2011 - Lâmpadas Fluorecentes foram recolhidas de depósito clandestino no interior de Crissiumal


Recolha foi feita pela Secretaria de Meio Ambiente de Crissiumal

 

O que muita gente ainda não sabe, é que as lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares, contêm mercúrio, substância tóxica nociva ao ser humano e ao meio ambiente. Se rompidas liberam vapor de mercúrio, que será aspirado por quem as manuseia.

 

Na semana que passou no dia 20/04/11, compareceu no Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Crissiumal o Senhor Arno Raupp, que realizou denuncia de um deposito clandestino de lâmpadas fluorescentes em sua propriedade as margens da rodovia na Linha Cotricampo.

 

Fomos até o local e registramos o fato bem como a coleta do material para enviar ao CITEGEM, que procederá envio do material a outra empresa responsável na reciclagem do matéria.


As lâmpadas foram coletadas ao longo da rodovia entre a vegetação nativa do local, acompanhado por Rogério Raupp

 

Em virtude da ampla utilização pela população, que necessita diminuir as contas de eletricidade e da toxidade do material não basta pensarmos em uma coleta diferenciada, é importantíssimo enfocarmos os cuidados no manuseio e no descarte para não quebrá-la. Ao manuseá-las nunca segurar pelo vidro. Descarte - É recomendável que sejam descartadas em caixas de papelão ou protegidas com jornal, plástico bolha, entre outros, para evitar sua ruptura (como, aliás, deve ser para todo material perfurante e cortante ao ser descartado). No caso das lâmpadas, deverá ainda ser vedada para conter o vapor de mercúrio e proteger a saúde. Bem como para proteção do meio ambiente, pois o metal pesado - mercúrio, ao chegar à água subterrânea ou superficial, contamina-as. Serão contaminados também os peixes e tudo que lá se encontre e que poderá fazer parte da alimentação, sendo transmitido através da cadeia alimentar.

 

Lâmpadas acondicionadas em sacos e caixas de papelão e posteriormente encaminhadas ao CITEGEM – Consorcio Intermunicipal de Gestão Multifuncional, em Bom Progresso - RS

 

Em caso de quebra acidental de uma lâmpada, o local deve ser limpo. Os cacos coletados de modo a não ferir quem os manipula e colocados em caixas de papelão ou protegidos com jornal, para evitar o rompimento da embalagem e deverão ser fechadas hermeticamente em sacos plásticos a fim de evitar contínua liberação.

 

Enquanto não se regulamenta a legislação, que criará normas para lâmpadas com mercúrio, é recomendável que a população não misture essas lâmpadas com o lixo doméstico, pois será rompida fatalmente, contaminando o meio ambiente e pondo em risco a saúde dos funcionários da limpeza - local ou pública - bem como a saúde dos catadores e separadores de lixo. Sugerimos entrarem em contato com as Secretarias do Meio Ambiente de seus Municípios a fim de informarem-se sobre o procedimento que deverão adotar neste momento.



Por Ivair Feil e Cleomar Schwingel

Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura Municipal de Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos