O condenado foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos onde deverá cumprir a pena pelos crimes cometi
Comandado pelo Delegado de Polícia, Adriano Linhares, a Polícia Civil prendeu neste sábado, 16 de abril, o indígena Roberto Sales, de 22 anos. Ele foi preso na localidade de Três Soitas, Reserva Indígena do Guarita, em Tenente Portela. O criminoso foi condenado pela justiça a 10 anos de reclusão pelos crimes de estupro e roubo ocorridos desde 2007. Conforme o Delegado, a colaboração das autoridades indígenas foi fundamental para a prisão do criminoso.
O condenado foi encaminhado ao Presídio Estadual de Três Passos onde deverá cumprir a pena pelos crimes cometidos.
Os crimes:
O fato ocorreu em 23/02/2007, nas proximidades da fábrica de queijo, na ERS-330. Na ocasião, por volta das 04 horas da tarde, em posse de uma faca, o infrator abordou uma jovem de 16 anos de idade que se deslocava a pé para sua residência em Alto Alegre, após estuprá-la, subtraiu seus objetos pessoais e fugiu para o interior da área indígena.
Na época a Polícia Civil juntamente com a liderança Indígena, recuperaram os objetos pessoais da vítima e identificaram o autor, que foi preso preventivamente, posteriormente solto para responder o processo em liberdade.
Entre a sua soltura e sua prisão, o indígena se envolveu em outros crimes, sendo um deles um homicídio em 2009, no interior da área indígena, ocasião em que novamente restou preso preventivamente e solto algum tempo depois, novamente para responder o processo em liberdade.
O fato mais recente ocorreu no último mês de maio de 2010, quando o criminoso abordou três indígenas entre crianças e adolescentes que se deslocavam para Escola na cidade de Miraguaí, em posse de uma faca, mediante violência e grave ameaça, tentou manter relações sexuais com elas. Todavia, antes de perpetrar suas intenções, as vítimas conseguiram se desvencilhar do agressor que fora detido pela Liderança Indígena do local.
Fonte: portela onlineTweet |