Em nota, a empresa informou que foi uma ação necessária à adequação dos negócios
O Sindicato dos Trablhadores de Horizontina ingressará na justiça contra a demissão de trabalhadores que estão em idade de se aposentar e dos que têm doenças ocupacionais pela direção da John Deere. Conforme o presidente do sindicato, Irineu Schoninger, o pedido de homologação pela empresa deve acontecer até dia 29 de abril. De acordo com a John Deere, foram desligados 230 dos 1,6 mil funcionários da linha de produção da planta de Horizontina.
Em nota, a empresa informou que foi uma ação necessária à adequação de sustentabilidade dos negócios acentuada pela insegurança do mercado argentino. Trabalhadores e a empresa estavam em negociação, mas não houve acordo. Em assembleia ocorrida no dia 12 de abril, foi rejeitada a Proposta de Suspensão dos Contratos de Trabalho e Plano de Desligamento Incentivado da Empresa John Deere Brasil Ltda., do qual participaram 1.197 trabalhadores, e 83% rejeitaram a proposta.
O sindicato ainda não sabe quem são os demitidos e, por isso, não tem previsão do impacto dos desligamentos na economia do município. Conforme Schoninger, há expectativa de que os trabalhadores sejam recolocados em outras fábricas devido ao bom momento da economia e falta de mão de obra especializada na região.
Fonte: Rádio GuaíbaTweet |