Festival acontece em julho no Canadá
O Gemp - Escola e Companhia de Dança de Crissiumal, representará o Brasil no Festival Mundial do Folclore, que acontece em julho no Canadá. O grupo foi convidado pelo Conselho Internacional do Folclore, órgão ligado à Unesco, para se apresentar no evento.
A companhia teve início há 16 anos, com exibições em cidades vizinhas. As premiações recebidas e os espetáculos em mais de cem eventos no Brasil e no exterior fizeram com que o Gemp recebesse o convite. Para o diretor e coreógrafo Leandro Rupp, é um reconhecimento ao trabalho do grupo. "A companhia está se preparando para este evento desde dezembro. Os bailarinos passaram o verão ensaiando. Alguns nem viajaram nas férias, para aprender as coreografias e substituir os antigos bailarinos", diz.
Para o festival, o Gemp promove ensaios durante 20 horas semanais. Segundo Rupp, os integrantes do grupo querem registrar em suas histórias que com este trabalho representaram mundialmente o Brasil.
Desde março, o Gemp vem se apresentando aos sábados em cidades do Estado. A agenda lotada serve para juntar recursos e pagar os gastos com a viagem ao Canadá. A partida do grupo está marcada para 2 de julho. O festival ocorrerá na cidade de Drummondville, no estado de Quebec. O retorno dos bailarinos é previsto para 21 de julho.
Rupp comenta que a equipe chegará ao país da América do Norte um dia antes do início do evento e sairá um dia após seu término. Durante a programação, o Gemp terá atividades nos três turnos. Nos dois primeiros dias, ocorrerão reuniões, ensaios e seminários. Nos demais, haverá apresentações, que acontecerão em palcos e ruas do parque que sedia o festival. Também haverá passeios pelo estado de Quebec, um presente oferecido pela organização do evento. Além dos integrantes do Gemp - Escola e Companhia de Dança, estarão participando grupos de países como Argentina, Peru, Argélia, França, México, Índia, Moldávia, China, Taiti, Gana, África do Sul, Itália, Ucrânia e Bélgica.
O Gemp fará a exibição de cinco quadros - dois de folclore gaúcho, um do Nordeste (com apresentação sobre a cultura dos cangaceiros), um do folclore da Amazônia e do Pará e, o quinto, sobre os Carnavais de Olinda e do Rio de Janeiro. Farão parte da comitiva 22 pessoas, entre bailarinos, músicos, fotógrafo, cinegrafista, preparadores de figurinos, auxiliares de camarim e de maquiagem e acompanhante.
Para realizar a viagem, o grupo contou com apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Crissiumal, do Balneário Amorim, da Fácil Tur, do Sicredi, da Caixa Econômica Federal, do Hotel e Restaurante Cavalinho Branco, das Lojas Becker e da Wizard. Auxiliaram também pais e mães dos bailarinos, na confecção de trajes e figurinos.
Fonte: Correio do Povo e Região Celeiro
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |