Notícia

CLJ / MDJ - 12/03/2011 - Estamos na Quaresma


Na terça feira de Carnaval aconteceu na Igreja Matriz um dia de Adoração ao Santíssimo.

Para iniciarmos um período mais intenso de Oração.

E na Quarta-feira de Cinzas iniciamos o tempo da Quaresma. São quarenta dias que nos convidam à conversão da mente e do coração para celebrarmos a Páscoa do Senhor.

 

Quaresma é a época em que muitos católicos deixam de fazer aquilo que gostam e passam por algum sacrifício. O período é dedicado também à solidariedade. Muitos vão além do fato de se abster de carne na quarta-feira ou na sexta-feira, arrecadam alimento para aqueles que passam por dificuldade.

 

Fortalecer a espiritualidade é o principal objetivo da quaresma, segundo a Igreja Católica. Para isto acontecer não precisa ser apenas com o jejum de carne. Caridade e ajuda aos mais pobres também são formas de passar bem por este período de 40 dias, chamados para a conversão da mente e do coração para celebrarmos a Páscoa do Senhor.
Na Celebração Eucarística da Quarta-feira de Cinzas acontece a benção das cinzas, onde o celebrante traça o sinal da cruz na testa dos fiéis como forma de Penitencia, dizendo: “Convertei-vos e crede no Evangelho”.
Que possamos aproveitar o tempo favorável da Quaresma através de uma autêntica e sincera penitência.

Lembrando que jejum, esmola e oração devem ser atitudes interiores que transformem o nosso coração.
 


Também foi lançada a Campanha da Fraternidade 2011, que tem como Tema: Fraternidade e a Vida no Planeta, e Lema "A Criação Geme em Dores de parto" (Rm 8,22).

 

A Campanha da Fraternidade, de maneira primorosa como sempre, vem justamente nos alertar desta verdade que tudo o que fazemos pode prejudicar ou ajudar a salvar nosso planeta nos dá a oportunidade de como uma família sentarmos junto e elaborarmos ações para salvar a nossa casa.

 

Em cada catástrofe, seja ela terremotos, inundações, podemos sentir o planeta gemer, e a humanidade fazendo o mesmo, este gemido tem uma conotação de tristeza imensa.
Ainda estamos em tempo hábil para reverter esta situação, podemos transformar estes gemidos de dor em gemidos de amor e de esperança, se juntos tomemos atitudes que ajudem a preservar o meio ambiente, assim receberemos de volta um planeta saudável, resgataremos o planeta que nos foi dado por Deus.
Esta campanha não é uma utopia e sim um alerta de que atitudes devem ser tomadas, não por uma minoria, mas por um todo, este planeta é nossa casa, precisamos ser fraternos, gerar ações que nos levem ao bem comum.



Fonte: Luciane Schneider
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos