Notícia

Educação - 06/05/2011 - Escola La Salle de Vila Bender visitou Escola Indígena de Redentora


Visita aconteceu no último dia 28/04

 

Conhecimento Cultural

 

A convivência nos faz entender que não há cultura melhor ou pior, mas sim, diferentes. Pensando assim, alunos , professores e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental La Salle de Vila Bender realizaram no dia 28 de abril uma visita à Escola Estadual Indígena Ensino Fundamental Coronel Geraldino Mineiro no Município de Redentora. Foi um dia repleto de atividades de conhecimentos culturais e esportivas desenvolvidas por integrantes das duas escolas ocasião em que selaram a verdadeira integração.

 

 

A Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Coronel Geraldino Mineiro de Mato Queimado, Redentora, recebeu no dia (28/04) a visita da Escola Estadual de Ensino Fundamental La Salle de Crissiumal, numa integração com objetivos educativos e culturais.


A escola La Salle desenvolveu projeto de conscientização contra a discriminação racial dando ênfase à questão indígena e para culminância deste trabalho foi programada visita à uma escola indígena, para melhor conhecer a realidade destes povos. A escola Geraldino Mineiro foi a escolhida para a visita devido a repercussão da imprensa regional pelo trabalho que realizou no dia 21 de março, Dia Internacional Contra Discriminação Racial, em evento promovido pela 21ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE em Três Passos.

A escola La Salle apresentou para a comunidade de Mato Queimado danças gaúchas e teatro com o tema voltado à diminuição da discriminação racial e por sua vez a escola Geraldino Mineiro realizou atividades relacionadas à cultura como corrida da tora, arco e flecha, cantos na língua Kaingang, entre outros, ainda expuseram e responderam perguntas (algumas bem curiosas) relacionadas a usos e costumes Kaingang.


Segundo o diretor da escola Geraldino Mineiro, Eloi Wisniewski este projeto da escola tem por objetivo mostrar para a população não indígena particularidades da cultura. “Geralmente se discrimina o que não se conhece direito. Penso que é conhecendo uma realidade diferente que passamos a aceitá-la e não discriminá-la”, reforçou o diretor Elói.

 

Confira abaixo mais fotos da integração:

 

Fonte e Fotos: Planeta FM

Colaboração e sugestão de matéria: Ildo Quinot

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos