Moenda de cana agora serve de estudo para os alunos em várias disciplinas
Um engenho cinquentenário, restaurado e reativado por alunos da Escola Riachuelo, de Vila Planalto, no interior de Crissiumal, foi colocado em funcionamento. A antiga moenda, com tração animal, foi doada ao estabelecimento de ensino pela família Zazwcski. Agora, será utilizada na produção de caldo de cana para consumo dos estudantes.
De acordo com o diretor da escola, professor Fábio Lippert, durante as fases de testes do engenho os alunos já experimentavam a garapa. Ele descobriu a raridade quando o estabelecimento de ensino coletava material para o desfile do Dia do Colono e do Motorista e percebeu que o mecanismo poderia ser um interessante motivo de pesquisa e resgate histórico e cultural.
Lippert agradeceu ao agricultor João Zazwcski pela doação daquilo que se tornou um patrimônio do educandário e da localidade de Vila Planalto. Professores que ministram as disciplinas de História e Geografia estão organizando um projeto de resgate de aspectos relacionados à família Zazwcski e ao engenho. Além de todo esse aprendizado histórico-cultural, pretende-se ainda ensinar aos estudantes os verdadeiros benefícios de uma bebida como a garapa.
A ideia da direção também é construir, no próximo ano, um museu na escola, conforme Lippert, e uma das primeiras peças eles já adquiriram, o engenho.
Foto: Correio do Povo
Tweet |