A formação de condutores de veículos poderá começar já no ensino médio no Rio Grande do Sul. O Detran liberou nesta segunda-feira as aulas teóricas de trânsito em escolas públicas e privadas. As instituições de ensino deverão manifestar interesse ao Departamento.
Durante o ensino médio, o estudante que optar pela disciplina terá de realizar 90 horas-aula. Atualmente, a formação teórica é feita somente pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e são 45 horas-aula.
Com isso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ficar mais barata para quem cursar as aulas de trânsito no ensino médio, em instituições públicas. A economia seria de R$ 225 no preço final da CNH.
O presidente do Detran, Sérgio Filomena, explica que o aluno deverá apresentar um certificado de conclusão das aulas para seguir a formação.
— O aluno que tiver essa disciplina com 75% de frequência vai apresentar o certificado no CFC e será dispensado das aulas. Depois poderá concluir sua formação — explicou Filomena.
Poderão ministrar as aulas teóricas no ensino médio instrutores credenciados no Detran. A formação prática seguirá sendo oferecida somente pelos CFCs.