Notícia

Esportes - 24/04/2011 - Com um a menos, Inter vence Juventude e avança para final contra o Grêmio


Gre-nal está marcado para o próximo domingo as 16:00

 

Teremos Gre-Nal na decisão da Taça Farroupilha. O Internacional foi a Caxias do Sul neste domingo e, mesmo atuando com um atleta a menos em boa parte da etapa complementar, venceu o Juventude por 2 a 1, pela semifinal do segundo turno gaúcho. Mário Bolatti, que acabaria sendo expulso depois, e Tinga fizeram para os colorados. Fred, de falta, foi responsável pelo gol alviverde. Agora, o Colorado avança para encarar o arquirrival Grêmio na finalíssima, já que o Tricolor garantiu a passagem ainda no sábado ao bater o Cruzeiro-PA por 3 a 2, no Estádio Passo D’Areia. Somente um sucesso vermelho mantém o time em condições de conquistar o Estadual de 2011.

 

Antes disso, o técnico Paulo Roberto Falcão volta a pensar na Libertadores da América. Nesta quinta-feira, o Colorado embarca para Montevidéu, onde enfrenta o Peñarol, pela partida de ida das oitavas de final da competição sul-americana.

 

O jogo

Logo no primeiro minuto, demonstrações de que a rivalidade entre juventudistas e colorados estava viva. O meia Cristiano acertou com o braço no rosto do argentino Bolatti, gerando discussão entre os jogadores de ambas as partes. Mas chances de gol foram poucas. O primeiro arremate foi dos donos da casa, através de Júlio Madureira desviando de cabeça sobre o gol de Renan, aos 7 minutos, após cruzamento da esquerda. O Inter detinha a posse de bola, mas não levava perigo ao arqueiro Jonatas. Pelo menos até os 20 minutos, quando em falha da defesa caxiense, que não soube afastar a bola, o volante Bolatti dominou sozinho na entrada da área e mandou no ângulo adversário. Estava aberto o placar no Alfredo Jaconi.

 

Mas o Juventude não deixaria os vermelhos na frente por muito tempo. Aos 27, Jardel foi derrubado próximo à área colorada. Na cobrança, Fred acertou a gaveta de Renan, empatando o marcador. O gol animou o time papo, que, empurrado pela torcida, foi para o ataque. A resposta do time porto-alegrense viria aos 35 minutos, com Rafael Sobis cobrando falta por cima do travessão. Quatro minutos depois, Júlio Madureira foi lançado e testou, para defesa do goleiro Renan. Porém, o auxiliar já havia marcado irregularidade na posição do atacante. O Inter avançou pela esquerda, com Kleber e Oscar buscando as tabelas, entretanto, a defesa alviverde manteve o empate.

 

Na volta do intervalo, nenhuma das equipes sofreu alterações. Assim, o filme da primeira etapa acabou se repetindo, com os dois times não alcançando a meta inimiga. Até que aos 15 minutos, a defesa juventudista promoveu um milagre. Em cobrança de escanteio, Rodrigo acertou o travessão, no rebote, Bolívar empurrava para o funda das redes, mas o zagueiro Rafael Pereira apareceu na hora certa, desviando para a linha de fundo. A torcida comemorou como se fosse um gol. Alguns minutos depois, novamente a trave salvaria os donos da casa. Oscar puxou contra-ataque e arrematou de fora da área, encobrindo o arqueiro Jonatas, mas a bola teimou em não entrar.

 

O nervosismo tomou conta dos colorados. Em disputa de bola no meio-campo, Bolatti recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida. Para fechar a defesa, Faclão chamou do banco de reservas o volante Tinga, que retornava após um mês de recuperação no departamento médico. Rafael Sobis foi o escolhido para deixar o time. E a estrela do jogador brilhou aos 32 minutos. Leandro Damião foi à linha de fundo, aplicou um lençol no marcador e cruzou para Tinga, que de cabeça colocou os colorados na frente novamente.

 

Oscar deixou o campo para Zé Roberto entrar em sua vaga, e mesmo assim o Inter seguiu em cima do rival. Aos 37 minutos, Rodrigo quase ampliou. Concluindo cobrança de falta de Andrezinho, a cabeçada do atleta vermelho parou nas mãos do goleiro Jonatas. A reação alviverde partiu de Christian, que avançou sobre a zaga colorada, mas chutou nas redes pelo lado de fora. A pressão continuou, com o goleiro Renan sendo acionado para afastar bolas aéreas que sobrevoavam sua meta. Mas o sucesso vermelho, fora de casa, foi garantido.

 

> Gauchão
Taça Farroupilha – Semifinal

Juventude 1x2 Inter

Juventude: Jonatas; Anderson Pico, Rafael Pereira, Fred e Alex Telles; Umberto, Jardel (Christian), Ramiro (Celsinho) e Cristiano; Júlio Madureira (Rafael Aidar) e Zulu. Técnico: Picoli.

Inter (2): Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho e Oscar (Zé Roberto); Rafael Sobis (Tinga) e Leandro Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

 

Gols:
Juventude: Fred (27min-1ºT)
Inter: Bolatti (20min-1ºT), Tinga (32min-2ºT)

 

Cartões amarelos:
Juventude: Fred, Alex Telles
Inter: Bolatti

 

Cartões vermelhos:
Internacional: Bolatti

 

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves
Assistentes: Tatiana Freitas e Marcelo Barison

 

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Data: Domingo, 24 de abril de 2011

Fonte: Final Sports
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos