Notícia

Geral - 29/06/2011 - Audiência pública discutiu os próximos passos de movimento em prol da ERS305


Mobilização poderá ocorrer no dia 15 de julho

Mais uma audiência pública em relação ao asfaltamento da ERS 305 foi realizada na noite desta terça-feira, 28/06. Desta vez a audiência ocorreu na Câmara de Vereadores de Horizontina, na semana passada um encontro já havia acontecido em Crissiumal.

Estiveram presentes, o prefeito de Horizontina Irineu Colatto, o prefeito de Crissiumal Sérgio Drumm (PDT), o vice-prefeito de Crissiumal Carlos Grun (PT), vereadores e lideranças dos dois municípios, imprensa e público em geral.

O vereador de Horizontina Larri Jape fez a abertura da audiência, lendo dois e-mails recebidos na tarde desta terça-feira, um do diretor geral do DAER prometendo o reinício da obra em 60 dias e outro do deputado Jéferson Fernandes (PT) que dizia: “A Comissão Especial sobre os Municípios sem Acesso Asfáltico da Assembléia Legislativa recebeu a confirmação de que as obras de asfaltamento nos municípios gaúchos vão receber o incremento de R$ 100 milhões. “Essa decisão possibilita adiantar no calendário o asfaltamento da ERS305, que liga Horizontina a Crissiumal”, comemora o deputado Jeferson Fernandes, que integra a Comissão. Isso porque essa medida do Governo Tarso permite que algumas obras previstas para 2013 sejam antecipadas para 2012.”

Em seguida o presidente da Câmara de Vereadores de Horizontina Airton Mattje passou a presidir a audiência, passando a palavra de imediato ao prefeito horizontinense Irineu Colatto, que falou que não precisamos discutir a importância da obra, falou da transição no governo, das suas conversas com o governo e da visita ao DAER. Lembrou ainda que o governador Tarso Genro assumiu publicamente o compromisso com a ERS305 na campanha. Colatto sugeriu manter a mobilização, se necessário ir comissão geral em grande número a Porto Alegre aumentando a pressão e dar um crédito de 30 a 60 dias ao Governo diante das últimas posições recebidas. Colatto estará reunido com o Secretário Estadual de Infraestrutura Beto Albuquerque no próximo dia 5.

O vereador crissiumalense Luiz de Rosso falou que pedir a conclusão da ERS-305 não é pressionar o Governo e sim auxiliá-lo.  Já que o Governo pede o auxílio de sugestões através do PROREDES, Programa de Retomada de Desenvolvimento. De Rosso sugeriu ainda que no máximo em 60 dias devemos nos mobilizar, colocando como sugestão a data de 29 de agosto, aniversário de 2 anos da Audiência Pública de Vila Cascata.

O vereador horizontinense Airton Mattje achou 60 dias muito prazo, já que em menos de uma semana de mobilização já foi conseguido um resultado, ao menos uma resposta do Governo.

O Prefeito de Crissiumal Sérgio Drumm se manifestou dizendo que o movimento em prol da ERS305 está sendo muito bem ouvido pelo Governo. Inclusive teria a confirmação disso através do Secretário das Cidades, Afonso Motta. Siginifica que o que está sendo feito aqui está produzindo frutos. “Sou a favor da pressão, através de diálogo, o Secretário Beto Albuquerque se dispôs a vir à região, não tem porque fazer um ato público forte”.

O Prefeito de Horizontina Irineu Colatto lembrou ainda que só o asfaltamento entre Horizontina e Crissiumal não basta, e quer a finalização da obram até Três Passos, já que ajudaria a logística e o desenvolvimento da região.

O presidente da Câmara de Vereadores de Crissiumal Evanir Kraemer falou “somos pagadores de empréstimos, mas não somos beneficiados pelo governo. Lembrou ainda que o e-mail do deputado Jéferson traz a possibilidade, mas não a garantia da continuidade da obra.

O vereador crissiumalense Moisés Medina recebeu aplausos do público presente ao falar: “E-mails não são máquinas, eu quero ver as maquias na estrada. Eu não falo mais nome de deputados, não cito, pois eles não merecem. Sessenta dias (para a mobilização) é demais. Não quero fazer greve e nem amarrar uma pedra na perna sozinho. Trouxemos somente meio ônibus de pessoas de Crissiumal para a audiência o que mostra que o povo está desacreditado nos políticos. Para mim papel não vale nada. Não aceito sair daqui sem uma posição. Eu não vou amanhã nas rádios e na imprensa falar que por mais um papel recebido não vamos fazer mobilização.”

O vereador Horizontinense Larri Jappe falou que “os dois e-mail recebidos hoje são mais uma tentativa de nos enganar. Faz 20 anos que eu moro em Vila Cascata e a promessa é a mesma. Minha proposta é de que na primeira semana de julho, do dia 5 ao dia 10, os dois prefeitos, seus vices e todos os vereadores que puderem ir a Porto Alegre e marcar uma audiência com o secretário Beto Albuquerque e se não tivermos uma resposta positiva já realizar uma grande manifestação trancando a estrada no dia 15 de julho”

O vice-prefeito de Crissiumal Carlos Grun também foi aplaudido ao lembrar que governadores chegaram assinar papéis em branco em relação às obras da rodovia. Carlos falou também: “Faço das palavras do vereador Larri as minhas palavras. Temos que buscar a obra com uma posição firme e forte. Há 20 anos são feitas reuniões como essa, em 60 dias não vai haver mais dinheiro.”

Ao final, por votação da maioria presente, foi decidido que:
1º Do dia 5 ao dia 9 os prefeitos e vices de Crissiumal e Horizontina, mais os vereadores que puderem irão a Porto Alegre para uma audiência com o secretário Beto Albuquerque que será agendada ainda nesta semana.
2º Sem uma resposta breve e positiva no dia 15 de julho, uma sexta-feira, acontecerá uma mobilização bastante forte, trancando a estrada, talvez até em diversos locais em prol da ERS305.


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos