Notícia

Educação - 31/12/2015 - A Educação ambiental nas escolas


Por professor Evanir Kraemer

No momento em que paramos para refletir a respeito da educação, ou mais especificamente, a respeito das disciplinas escolares e sua abordagem, notamos que as mesmas variam de maneira intensa nas diferentes épocas da história da educação escolar. É claro que seu foco vai depender e variar de acordo com as políticas públicas de educação, de acordo com a localização das cidades, da formação e visão dos professores, dos gestores em educação, da realidade das famílias entre outros. Porém se há um fator que merece especial atenção é o que se refere a época da história em que se vive e quais os objetivos/angustias/medos da sociedade nos diferentes tempos e lugares.

 

Dessa forma é preciso ressaltar que uma das maiores preocupações sociais da contemporaneidade refere-se a questão ambiental. Não pelo simples fato ou sensibilidade humana com a preservação da natureza pela consciência de que todas as espécies tem direito a vida, mas pelo fato de estar mais do que claro que se as atitudes humanas de agressão ambiental (direta ou direta) prevalecerem a própria espécie humana corre riscos de desaparecer em  alguns séculos. 

 

Aí cabe a nós a pergunta, o questionamento! – O que fazer? Será que teremos uma tecnologia eficaz e capaz de resolver essas questões? Pela era em que vivemos talvez a maioria das pessoas pense que a tecnologia é a melhor forma de resolver qualquer tipo de problema, inclusive o ambiental, mas a resposta é mais simples e barata do que parece: educação. E nesse quesito ressalta-se a educação ambiental. Atualmente está mais do que claro que o modelo de desenvolvimento em que vivemos, por um lado gera consumismo e pelo outro exclusão social, sendo que o primeiro é causador de opulência e desperdício e o segundo miséria e fome e,  os dois em aliados, causam  uma maior degradação ambiental que em conjunto também são causadores de perda da qualidade de vida da população em geral. Dessa forma é preciso repensar nosso modelo de desenvolvimento e nesse quesito a educação ambiental entra de forma imprescindível no processo. Como  a maioria da população mundial passa pela educação escolar é ali, com práticas de educação ambiental, que se traz a tona uma solução barata e eficaz para o problema. 

 

Portanto sabemos que as escolas que possuem essa disciplina são minoria, mas temos bem claro que a mesma deve ser trabalhada dentro de todas as disciplinas da educação escolar, cada uma trazendo a abordagem dentro de sua área de conhecimento. É com essa prática simples, interessante e eficaz que as aulas de qualquer matéria  tem importância fundamental nesse processo. É claro que os conteúdos mínimos devem ser respeitados,  e não há como fugir disso, mas dentro de mesmos é possível fazer uma ponte e trabalhá-los a partir de conceitos ligados a educação ambiental. 

 

Professor Evanir Quanz Kraemer

Postado: Leila Ruver
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