Abertura de credito havia sido rejeitada pelo Legislativo
Depois de ter um Projeto de Lei de abertura de crédito para a construção da Rua Coberta rejeitado por 7 a 1 na Câmara de Vereadores de Crissiumal em Sessão Ordinária do dia 21 de agosto, o prefeito de Crissiumal Marco Aurélio Nedel assinou na noite dessa quinta-feira (31/08) um Decreto de abertura de crédito para realizar a obra.
A assinatura do Decreto nº 160/2023 aconteceu durante evento, que contou com a presença de servidores municipais e alguns comerciantes. Também, Fabíula Rosso, da Rota do Yucumã, falou aos presentes sobre como o projeto tem impacto positivo para o turismo.
O prefeito Marco Aurélio Nedel esclareceu que a Rua Coberta já havia sido aprovada pelo Legislativo no Plano Plurianual 2021, também na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022, para 2023 e no Orçamento de 2023, porém com um valor insuficiente, por isso a necessidade da abertura de crédito.
Segundo a prefeitura 656 crissiumalenses votaram em uma pesquisa lançada pelo Município, sendo que 89,3% da população é a favor da Rua Coberta. Também a grande maioria concordou com o local pretendido pelo Executivo.
“De acordo com a Legislação é prerrogativa do Executivo criar suplementações orçamentárias por Decreto, por isso estamos assinando este Decreto de abertura de crédito no valor de 775 mil reais”, destacou o prefeito, que na sequência também assinou o Edital de Tomada de Preços para a Execução da obra, que deve iniciar ainda neste ano.
A Rua Coberta será construída em parte da Rua Caçapava, numa das laterais da Praça 25 de Julho, a Praça da Matriz. Segundo a prefeitura, o local será um espaço destinado para realização de eventos municipais dos mais diversos portes, tais como: feiras de turismo, feiras de produtores rurais, eventos culturais locais e regionais com o objetivo de acolher a população em um espaço que ofereça segurança e conforto. O trânsito será interrompido no local de sextas-feiras à noite até às segundas-feiras pela manhã, com 05 quiosques.
O custo total orçado é de 1 milhão 420 mil reais. Serão 737,66m² de área projetada, com cobertura metálica, no estilo Enxaimel, que procura homenagear os imigrantes alemães, em um projeto inicial da Arquiteta Crissiumalense Gabriela Bertaluci, que foi seguido por uma empresa de Erechim.
Fonte / Fotos: Guia Crissiumal
Matéria protegida pela lei 9.610/98. Reprodução permitida apenas com autorização.
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet | ![]() |