Notícia

Educação - 30/10/2020 - Em Crissiumal aulas presenciais seguem suspensas


Prefeitura se manifestou sobre Decreto emitido

Em Crissiumal, neste momento, não haverá o retorno das atividades escolares presenciais. A prefeitura se manifestou nessa sexta-feira (30) sobre o Decreto Municipal nº 145/2020 emitido na semana passada.

O Decreto estabelece que, enquanto perdurar o estado de calamidade pública, para fins e enfrentamento ao novo Coronavírus, as atividades presenciais em todas as escolas, faculdades, universidades públicas ou privadas, municipais, estaduais ou federais, e demais instituições de ensino, de todos os níveis e os graus, bem como em estabelecimentos educativos, de apoio pedagógico ou de cuidados a crianças e adolescentes, situadas no município de Crissiumal, PERMANECERÃO SUSPENSAS.

O assunto, também foi discutido em reunião, pelo Comitê Municipal de Combate a Endemias de Crissiumal, no último dia 19 de outubro. Após análise pontuais, foi concluído que, para o retorno das aulas, todos os servidores das instituições teriam que passar por um treinamento, porém, não há tempo hábil para isso, pois o período o ano letivo está quase se encerrando; além disso, há falta de profissionais nas escolas, sendo que muitos são do grupo de risco e possuem alguma comorbidade. Foi considerado, também, de que, após pesquisa com as famílias dos alunos, em torno de 58% dos pais, não são a favor do retorno das aulas. Assim, a decisão do Comitê, pelo não retorno às aulas, foi unanime.

“Ainda, não podemos comparar Crissiumal com municípios vizinhos, que possuem poucos alunos. Quando ocorrer o retorno às aulas em Crissiumal, o mesmo será de forma escalonada, com 50% da capacidade das salas de aulas, ou seja, não será da forma habitual. Nos dias que o aluno não estiver na escola à família deverá se organizar”, diz a nota.

Os pais que desejarem enviar seus filhos à escola, deverão assinar um termo de responsabilidade, assumindo todos os riscos, conforme o Decreto Estadual estabelece, não sendo, portanto, responsabilidade do Município ou do Estado, caso o aluno seja contaminado na escola.

Imprensa PM Crissiumal

Foto: Guia Crissiumal arquivo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos