Notícia

Vera Academia - 30/09/2016 - Coluna Vera Academia dia 30092016


Joelho: Dobre Sem Dor

 

 

Desde que você resolveu deixar de engatinhar e se pôs de pé, seus joelhos dividem a conta desse salto evolutivo com sua coluna. Daí para a frente, suportam os trancos de cada pulo, corrida ou chute nas peladas de fim de semana, além de agüentarem todo o peso que você carrega no corpo. Na maioria das vezes, eles apanham calados, mas, como todo ser dedicado da mesma forma que seu parceiro (a) ou bicho de estimação , chega uma hora em que exigem cuidado e atenção. Seja qual for o esporte, do futebol e da corrida ao voleibol, se um dos joelhos dói a cada vez que você resolve avançar um pouco mais no exercício, talvez seja porque você não esteja fazendo sua parte com relação a eles. 

 

Responsáveis pela absorção de impactos, realização e controle de movimentos, suporte do peso corporal e dissipação da força da gravidade, os joelhos são também uma das regiões mais vulneráveis a traumas, não só pela suas funções mas pela localização anatômica. Se você já acertou, e xingou, a mesa de centro da sala ou a cama, deve ter descoberto isso. Segundo a Escola Médica de Harvard (EUA), entre os 25 e 75 anos, sua probabilidade de ter uma lesão ou problemas nos joelhos é de 50%. Além das doenças degenerativas, que avançam com a idade, como a artrose ou a osteoartrite, as quais algumas pessoas são mais predispostas geneticamente a desenvolver, há outros fatores de risco que são bem mais fáceis de você prevenir.

 

Traumas

 

Além da flexão e extensão, os joelhos permitem movimentos de rotação e laterais limitados por ligamentos que podem ser esgarçados ou até rompidos em casos de arranque, freada forte ou movimento brusco e inadequado durante a atividade. Sem falar nas quedas ou pancadas diretas, comuns em esportes de contato físico. O rompimento de ligamentos como o cruzado anterior, além de forte dor, causa falseio do joelho, tirando a estabilidade do atleta.

 

Atinge mais jovens e atletas de fim de semana sem fortalecimento muscular. A musculatura fraca e a falta de alongamento causam boa parte dos problemas. Em uma pesquisa recente, feita com 425 tenistas homens, 13% já se submeteram a cirurgia. Desses, 37% foram por problemas de joelho. 

 

PROBLEMAS ASSOCIADOS: ruptura de ligamento, tendão e menisco, fraturas e torções. 

 

ESPORTES DE MAIOR RISCO: futebol, vôlei, basquete e tênis. 

 

DESVIO POSTURAL

 

Pernas em X, encurtamento de músculos, desalinhamento de quadril, pés chatos ou tornozelos para dentro. Basta que um elemento se altere para comprometer sua postura e biomecânica, aumentando o desgaste dos joelhos principalmente nos esportes de repetição, como corrida e ciclismo. 

 

Isso também favorece o aparecimento de artrose ou osteoartrite. É como um carro com a roda desalinhada. O desgaste dos pneus é muito maior. Por isso, avalie sua postura e corrija o que for possível. Para ajudar a deixar os joelhos fortes e flexíveis, fazer musculção corretamente é essencial, principalmente em aparelho como leg press, cadeira extensora e agachamento. Porém antes de iniciar seus exercícios é fundamental uma avaliação médica e física para você realizar os exercícios necessários para o seu caso específico, levando em conta os seus desvios posturais, suas características físicas, necessidades no dia-a-dia ou em algum esporte específico.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos