Notícia

Geral - 30/08/2012 - Crissiumalenses podem ligar de graça de orelhões para telefone fixo por punição a Oi


Medida entrou em vigor nesta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, dia 30 de agosto, os crissiumalenses podem ligar de graça dos orelhões espalhados pela cidade para telefones fixos.

 

Durante a tarde desta quinta-feira testamos o funcionamento da medida anunciada pela Anatel, onde confirmamos o mesmo, ligando para alguns telefones fixos com sucesso.  A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reagiu à situação precárias dos telefones públicos de diversos municípios do Brasil. Devido à falta de orelhões e ao número de aparelhos quebrados e sem funcionamento no país, considerado acima do aceitável, determinou que as chamadas locais de fixo para fixo de equipamentos da Oi em 2.020 municípios - 105 deles gaúchos - sejam gratuitas até que os problemas se resolvam.


A medida vale a partir de 30 de agosto e favorecerá cerca de 29% da população brasileira. Entre os municípios gaúchos beneficiados pela medida, Canguçu, com 53 mil habitantes, e Alegrete, com 38 mil, Tapejara, com 19 mil, e Crissiumal, com 14 mil são os de maior população. 

 

Os orelhões devem funcionar mesmo sem o cartão telefônico e, caso a pessoa insira o cartão no aparelho, ele não vai poder queimar os créditos. Segundo o vice-presidente da Anatel, Jarbas Valente, a Anatel realizou um levantamento completo da situação dos orelhões no País no ano passado e constatou que, em parte dos Estados, menos da metade dos equipamentos tinham condições de uso.

 

Por isso, a Anatel estabeleceu um plano de revitalização, com metas para as concessionárias de telefonia resolverem esses problemas. Mas apenas Sercomtel, CTBC e Telefonica/Vivo conseguiram cumprir os cronogramas, com mais de 90% da malha em funcionamento pleno. A Embratel já havia sido penalizada da mesma forma - com gratuidade nas chamadas interurbanas nos orelhões da companhia - em abril deste ano, e agora chegou a vez de a Oi ser punida.

 

Fonte: Guia Crissiumal / Correio do Povo

Foto: Guia Crissiumal

 

 


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos