Notícia

Agricultura - 29/07/2022 - Demanda represada intensifica procura por créditos do Plano Safra 2022-2023


No Rio Grande do Sul, maior parte dos recursos deve se esgotar antes da Expointer

A liberação da primeira parte dos recursos do Plano Safra 2022/2023, orçado em R$ 340,8 bilhões pelo Governo Federal, provocou uma corrida às operadoras de crédito rural. Isso porque, no ano passado, muitos produtores não conseguiram acessar em tempo hábil as facilidades de programas como o Pronamp), focado nas propriedades de médio porte, e o Pronaf, da agricultura familiar.

Segundo o assessor agro do Sicredi, Cristiano de Ávila, o volume de atendimentos é muito mais intenso do que o do ano passado. “Se o produtor pensa em fazer um investimento, é preciso agilidade para aproveitar essas fontes de recursos mais baratas. A expectativa é de que elas estejam disponíveis, no máximo, até o início da Expointer. Isso em um cenário muito otimista”, ressalta.

O valor destinado à atual edição do Plano Safra supera em 36% a anterior. Uma parte significativa dos recursos está reservadas para iniciativas tecnológicas e voltadas à sustentabilidade – fatores apontados como o futuro do setor, responsável por mais de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A orientação é de que os agricultores busquem consultorias especializadas.

“Nosso profissional é um consultor. Damos dicas das melhores aplicações conforme o perfil dos associados, e explicamos as melhores taxas e aplicações do mercado. Se ele pegar um financiamento muito alto, pode se prejudicar. Precisamos alocar os produtores dentro de suas realidades e possibilidades”, explica a gerente-geral da agência do Sicredi no Centro de Gravataí, Roberta Ornely.

 

Feira movimenta o Agro de Gravataí

O Plano Safra é um dos temas discutidos na Feira Agrorrural e Turística de Gravataí (Fearg), que chega à sua Oitava edição. Esta é a primeira vez que o evento acontece desde o início da pandemia. Por isso, o movimento é grande – todos os pavilhões estão lotados. A abertura oficial da programação acontece neste sábado (30), e as atrações permanecem à disposição dos visitantes até domingo (31).

“Aqui as pessoas encontram uma grande praça de alimentação, shows, todo o tipo de comércio, áreas de recreação infantil. Tem a parte campeira, também, onde é possível fazer churrasco. Tudo o que o pessoal espera de um evento rural, vai encontrar em Gravataí”, garante o secretário da Agricultura e Abastecimento da cidade, Denner Leopoldo Gelinger dos Santos.

A Fearg espera receber cerca de 25 mil pessoas até o encerramento. A entrada do evento, que acontece na Estrada Arthur José Soares, número 120, é gratuita.

 

FONTE: Aristóteles Júnior/Rádio Guaíba

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos