Acúmulo de chuva torna alto o risco de deslizamentos e queda de barreiras
Muitas nuvens cobrem o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. Chove na maioria das regiões no decorrer do dia. A instabilidade deve ser maior do Centro para o Norte do Estado, onde as pancadas tende a ser mais fortes e com volumes altos de precipitação em algumas localidades. Pontos localizados podem ter trovoada com queda de granizo, segundo a MetSul Meteorologia.
Na Metade Sul e parte do Oeste, com o avanço de ar mais frio, ocorrem até momentos de abertura. A temperatura declina em relação a quinta e não se espera a repetição do forte calor registrado no Norte gaúcho.
O avanço de ar mais frio do Sul nesta sexta desloca a instabilidade intensa para a Metade Norte, onde chove forte com risco de granizo isolado. Como a região teve precipitações intensas e volumosas nos últimos 15 dias, o risco de deslizamentos e queda de barreiras é alto.
Ainda pode chover forte no começo do sábado no Norte e no Nordeste do Estado, mas o tempo melhora na maioria das regiões. Domingo, o sol deve aparecer entre nuvens, mas ainda chove de forma isolada na Metade Norte. A chuva volta a ser mais ampla e forte no Estado entre segunda e terça.
Depois de calor atípico, frio volta semana que vem
Vários pontos do Centro, Sul e Oeste do Estado tiveram chuva forte e trovoadas nesta quinta. Já na Metade Norte, o ingresso de ar quente proporcionou a presença do sol e uma elevação acentuada da temperatura. O Noroeste teve quase 30ºC. Santa Rosa registrava às 15h a máxima de 29,1ºC, enquanto no mesmo horário fazia 14,9ºC em Caçapava do Sul.
Massa de ar polar derruba a temperatura neste fim de semana e o frio ganha força semana que vem.
Fonte: Correio do Povo e MetSul
Tweet |