Notícia

Geral - 29/06/2017 - Crissiumal escolheu prioridades e elegeu delegados para a Assembleia Regional da Consulta Popular


Assembleia Municipal aconteceu nesta quarta-feira

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (28) na Câmara Municipal de Vereadores de Crissiumal a Assembleia Municipal da Consulta Popular.

Participaram a assembleia lideranças municipais como o prefeito Roberto Bergmann, vereadores, secretários e presidentes de entidades. A policia civil esteve representada pelo delegado William Garcez, diversos policiais representaram a Brigada Militar, outra classe com vários representantes foi a saúde.

O presidente do COMUDE de Crissiumal, Herton Luiz de Oliveira, fez a explanação dos números da Consulta Popular do ano passado, bem como dados de como funcionará neste ano. Na Consulta Popular de 2017, que distribuirá 2.280.000,00 no orçamento do estado de 2018, entre os 21 municípios.

O presidente do COREDE CELEIRO, Carlos Eugênio Azevedo dos Santos, falou da necessidade do atingimento de percentual mínimo de votação. Cada município precisa atingir 5 %  dos eleitores e 3 % dos votos devem ser em uma prioridade, para ter direito às verbas.

O prefeito de Crissiumal e presidente da AMUCELEIRO, Roberto Bergmann, falou do desestimulo do pessoal pelos valores de repasse sendo diminuídos nos últimos anos. “Se não mudarem essa metodologia irá acabar a Consulta Popular. Alguns municípios já nem participando mais estão. Precisamos dos recursos, porém desta forma fica difícil”, ponderou Bergmann. 

O presidente do COREDE CELEIRO lembrou que antes de 2015 as prioridades eram votados, porém o Governo não repassava os valores, o que era pior ainda. “Neste ano são 60 milhões em todo o RS. Antes de 2015 tínhamos que votar o que vinha do Governo. Hoje nós escolhemos as propriedades”, defendeu o atual sistema Carlos Eugênio.                        

Em seguida foram escolhidos os Delegados de Crissiumal, entre os mais de 70 participantes da assembleia, onde foram eleitos: Elemar Santos, Jovino Bin e Claudete Trasel Steffens.

Também foram escolhidas as prioridades municipais para compor as prioridades da Consulta Popular Regional deste ano, ficando assim definidas:

SDR: Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

- Agroindústria Familiar

SEAPI: Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.

SSP: Secretaria da SegurançaPública.

SEDUC: Secretaria da Educação.

SES: Secretaria da Saúde.

A Assembleia Regional da Consulta Popular acontece no dia 06 de julho. A votação pela população acontece nos dias 01, 02 e 03 de agosto de 2017. 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos