Notícia

Geral - 28/12/2018 - Aniversário de Nova Candelária vinte e dois anos de desenvolvimento


28 de dezembro representa mais um ano de história, para um município que cresce constantemente

O mês de dezembro é motivo para várias comemorações. Em Nova Candelária, especialmente, o dia 28 do mês 12 representa mais um ano de história, para um município que cresce constantemente. Comemoramos hoje 22 anos de emancipação político-administrativa de um pequeno município inserido na região do Vale do Alto Uruguai, pertencendo a Microrregião da Grande Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. 

Com uma área aproximada de 98 km², Nova Candelária teve sua população estimada em 2.710 habitantes, segundo o IBGE. A colonização do território iniciou por volta de 1935, quando chegaram os primeiros colonizadores oriundos das regiões das Colônias Velhas.

Em 13 de julho de 1962, por determinação de Dom João Hoffmann, bispo de Frederico Westphalen na época, foi instalada a Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Candelária. Chamou-se Candelária por ser Orago da Capela Nossa Senhora da Purificação. Outra versão é de que a origem do nome foi inspirada nas bênçãos de Nossa Senhora da Candelária, da Alemanha.

Nova Candelária tem sua economia com base na produção primária, representada, principalmente pela suinocultura, seguida da produção de leite, milho e soja. O município destaca-se como um forte investidor na industrialização, com destaque para a produção gráfica, moveleira, de ração, metalúrgica e agroindustrialização. O feriado municipal será nesta sexta-feira 28 de dezembro, data em que se comemora mais um ano de belas histórias deste município.

Você, que vive, residiu ou nasceu em Nova Candelária, faz parte desta história. Parabéns ao município e parabéns a você!!

Por: Dalvane Rafael - Jornalista e Assessor de Comunicação da Pref. de Nova Candelária. MTB 19061/RS.

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos