Alunos fizeram vários questionamentos

Com o objetivo de transmitir conhecimentos, e despertar a curiosidade, fez-se presente na sala de aula do 4°ano, nos dois turnos, da Escola Madre Paulina, no dia 25 de outubro, o senhor Irineu Leichtweis, funcionário municipal do Parque de Obras de nosso município.

Iniciando a sua fala, o mesmo com o auxílio de um mapa do município, colocou aos alunos, que o nosso município todo tem aproximadamente 2.200 km de estradas para serem rodadas.
A seguir colocou aos alunos curiosidades sobre pontes do município, as quais muitas fazem as divisas com outros municípios tendo assim os limites do mesmo.
Segundo Irineu existem 3 pontes dentro do município atualmente que pertencem ao DAER, e outras 105 aproximadamente que são de responsabilidade do município, dessas 9 pontes foram construídas em parceria com os municípios vizinhos ao nosso.
Uma ponte conforme for seu tamanho, poderá levar de 8 dias a mais para ser construída, e se ela for de concreto e bem cuidada, pode durar até 30 anos.
Às vezes nas construções de pontes se faz necessário fazer o desvio de um rio, para assim poder proceder com os trabalhos. Os pilares de uma ponte são concretados dentro da laje no rio, perfura-se a laje, coloca-se um ferro com uma marreta, depois se faz uma sapata de madeira ao redor desse ferro e derrama-se o concreto dentro.
Prosseguindo nas falas o mesmo disse aos alunos que a cada 2 semanas se possível for, são feitas vistorias nas estradas e pontes do município, procurando sempre concertar as pontes de imediato, pois sem estas não se tem acesso nas estradas.
Após o mesmo explicou aos alunos sobre as pinguelas existentes em Crissiumal, bem como as suas construções. Existem em torno de 8 atualmente mais ou menos, as mesmas são feitas com cabos de aço e madeira de lei, e também dependendo da equipe de trabalhos pode levar de 15 a 30 dias para ser concluída. A maior pinguela de nosso município mede 165 metros de comprimento, e faz divisa com o município de Tiradentes do Sul.
O senhor Irineu trabalha no Parque de Obras de nosso município há vários anos, e participou praticamente de várias construções tanto de pontes como de pinguelas existentes até hoje. Então com o seu conhecimento e pratica o mesmo transmitiu aos alunos várias curiosidades da Zona urbana de Crissiumal.
Os alunos, juntamente com a professora Tania Mallmann, ficaram maravilhados com tanta troca de conhecimentos, uma vez que estarão fazendo uma viagem de estudos aos limites do município, nesta sexta feira dia 28, a qual verão na íntegra tudo o que já foi estudado em sala de aula.
O projeto viagem de estudos aos limites do município faz parte dos conteúdos mínimos do 4° ano, o qual conta com a colaboração da professora Teresinha Schanwke,da área de história e geografia da escola,como guia com diversas explicações nestas viagens.
Estas atividades nos mostram que os alunos enriquecem o seu aprendizado, valorizando a troca de informações entre todos.
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
| Tweet |