Notícia

Vera Academia - 28/06/2013 - Coluna Vera Academia 28062013


Especialistas alertam: cuidado com os suplementos alimentares

 

Aparentemente inofensivos, fórmulas podem conter substâncias danosas à saúde dos atletas.

 

Vendidos com o objetivo de complementar a dieta, os suplementos alimentares podem oferecer um risco oculto aos praticantes de esporte. Ao consumir o suplemento, o atleta pode ingerir, sem saber, substâncias como sibutramina (utilizada para emagrecimento), furosemida (que tem efeito diurético) e hormônios anabolizantes. O uso desses aditivos não é autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), porém, eles estão presentes em pelo menos um terço dos suplementos importados e entre 25% e 50% dos nacionais.

 

Os suplementos são encontrados sem dificuldade pelos atletas: na internet, em lojas especializadas, nas academias e inclusive em supermercados. O problema, segundo Martins, é que o rótulo não avisa sobre as outras substâncias contidas na fórmula. 

 

Efeitos para a saúde – O uso consciente ou inconsciente de substâncias como hormônios, sibutramina e anfetaminas é desaconselhado pelos médicos por conta de seus efeitos prejudiciais à saúde.

 

Em geral, a ânsia por resultados rápidos de ganho de massa muscular e a necessidade de superar os próprios limites, aumentando o próprio desempenho, fazem com que os esportistas não pensem nos resultados a longo prazo. O excesso de hormônio como a testosterona, por exemplo, pode diminuir a capacidade de ereção, causar espinhas, provocar crescimento de pelos pelo corpo - fatos que podem trazer reflexos para o resto da vida.

 

Primeiro é importante perguntar ao médico se o suplemento serve. Não existe remédio mágico que transforma um indivíduo normal em um atleta de um dia para o outro. O endocrinologista poderá servir como orientador.

 

Necessidade – Os especialistas ponderam, no entanto, que nem sempre os suplementos alimentares são os vilões. Eles podem ser necessários em dois casos: quando houver uma alimentação desequilibrada ou para atletas que precisam de um alto consumo de calorias diárias. Se o atleta não tem uma alimentação regrada, ele vai precisar de suplementos vitamínicos. Não tem receita de bolo, um atleta que deseja melhorar precisa consultar um nutricionista para definir, e seguir a dieta ideal para o seu caso, suas características físicas e suas metas.

 

É fundamental acrescentar que quando se diz atleta, estamos falando de indivíduos que treinam diariamente, em altas intensidades, com objetivos de alta performance.

Postado: Leila Ruver
Vídeos