Sob a influência da massa de ar seco, temperatura sobe rapidamente
A semana que começou com mínima no Estado de 5,4ºC em Vacaria, domingo, e 3,4ºC em São José dos Ausentes, na segunda-feira, pode ter temperatura de até 34ºC na quinta-feira e temporal entre sexta e sábado segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Sob a influência da massa de ar seco, a temperatura sobe rapidamente, garantindo grande amplitude térmica. Nesta terça-feira o RS teve mínima de 6,4ºC em Vacaria, segundo a estação meteorológica do Grupo RBS, e a máxima pode passar dos 30ºC. Às 14h, os termômetros marcaram 28,7ºC em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, de acordo com a estação do Inmet.
A massa de ar seco também inibe a formação de nuvens e mantém o tempo firme com predomínio de sol até quinta-feira, quando o vento norte deve provocar o dia mais quente e abafado desta semana. Até mesmo na Região Sul, onde as temperaturas têm se mantido mais baixas, vai fazer calor. A máxima pode chegar aos 30ºC em Pelotas e 27ºC em Rio Grande.
Enquanto a temperatura tem picos, a umidade relativa do ar cai e pode chegar 40% em Porto Alegre e 35% em Uruguaiana na quinta-feira.
— Esses índices mais baixos, porém, devem permanecer apenas por curtos períodos de uma ou duas horas e não devem provocar maiores transtornos à população — informa a meteorologista da Somar, Cássia Beu.
Chuva deve chegar na sexta-feira
Na sexta-feira o tempo começa a mudar e chove forte a partir do Oeste, da Campanha e do Sul, onde a precipitação acumulada pode chegar a 60mm e o vento a 90km/h segundo a Somar Meteorologia. Também há risco de granizo, especialmente na Metade Sul. Na Metade Norte ainda faz sol e a chuva chega no fim do dia.
No sábado o risco de temporal é maior no centro e no norte do Estado, com possibilidade de trovoadas e queda de granizo em áreas isoladas.
Fonte: Zero Hora / Foto Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |