Notícia

Geral - 27/06/2019 - Roseiral que está sendo instalado em praça de Crissiumal terá como propósito comemorar os 195 anos da Imigração Alemã


Roseiral será instalado na Praça Lindofo Schmid

Uma bela iniciativa está dando vida nova à Praça Municipal Lindolfo Gothilf Schmid, localizada em frente ao Parque de Máquinas de Crissiumal. Conforme divulgado anteriormente, o local está sendo revitalizado e receberá novos atrativos, com a implantação de um roseiral, a construção de pergolados e de um coreto, entre outras melhorias que irão deixar a praça mais aprazível e encantadora.

A revitalização da Praça é um Projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, através do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e desenvolvido com os alunos participantes do Grupo de Jardim Terapia, do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) da Terceira Idade. Na tarde de terça-feira, dia 25 de junho, o grupo de idosos realizou o plantio das mudas de rosas na praça, deixando o local com aspecto renovado.

Mas você sabe qual o objetivo desse Projeto e a importância para a comunidade crissiumalense? Pois bem, conversamos com o Educador Social, Leandro Rupp, que coordena o Grupo de Jardim Terapia, ele nos explicou como que surgiu a ideia e qual o real propósito dessa iniciativa: “O grupo de Jardim Terapia da Terceira Idade, estuda os benefícios da jardinagem para a saúde mental, emocional e física. Nesses estudos também são exploradas técnicas de jardinagem de outros países. Com isso, aprendemos que outros países fazem jardins para comemorar datas importantes, marcos históricos e, que esses jardins são vistos como bem comum de bem-estar e de desfrute da comunidade. A partir daí, surgiu a ideia de fazer um jardim público e temático na Praça Lindolfo Schmid, considerando um marco muito importante na história do Brasil. Este ano, o Brasil todo está comemorando os 195 anos da imigração alemã no país. Como Crissiumal é uma cidade fundada principalmente por imigrantes alemães, nós entendemos que essa data (os 195 anos) deveria ser comemorada e registrada aqui na cidade. Então, a ideia do Grupo de Jardim Terapia da Terceira Idade, foi de criar um jardim ao estilo alemão, com design totalmente alemão, onde até a flor escolhida, a rosa, formando um roseiral, também, é uma preferência das cidades alemãs”, disse Leandro.

As rosas são grandes clássicos nos jardins, porém a implantação de um roseiral na Praça Lindolfo Schmid, tem um significado muito maior. De acordo com Leandro, cada detalhe do Projeto foi especialmente planejado e inspirado em jardins egrégios da Alemanha, considerando que a revitalização do espaço, além do intuito comemorativo, tem o objetivo de tornar a praça um lugar mais bonito e de desfrute da população. “Na Alemanha existem roseirais de, mais de, 300 anos, que são um bem comum. E, a proposta do nosso jardim é de termos também um roseiral, como um bem comum da comunidade, do qual todos possam desfrutar e ter conhecimento de que ele possui um cunho histórico, que é a comemoração da Imigração Alemã no Brasil. Para intensificar, ainda, mais esta questão da cultura alemã, nós escolhemos espécies de roseiras que foram produzidas pela família Kordes, que é a família alemã mais importante no desenvolvimento e no aprimoramento das roseiras. Todas as roseiras plantadas nesse jardim, são roseiras que foram criadas pela família Kordes, no final do século XVIII; e o nosso roseiral se inspira em um roseiral que está na cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, o Herrenhausen. O Herrenhausen é um roseiral imperial, de um palácio real, sendo um bem comunitário e um patrimônio cultural da Alemanha. Por isso, a escolha das rosas, inclusive suas cores, foram baseadas nesse estilo de jardinagem e nesse jardim. Então é isso, não construímos simplesmente um roseiral na praça, apenas para termos um, mas esse roseiral tem uma fundamentação histórica, uma inspiração na Alemanha e uma questão muito importante, que é a preocupação para que seja um espaço em que a comunidade possa visitar e desfrutar”, declarou Leandro.

Os trabalhos de revitalização da Praça seguem durante toda a semana, com o apoio das Secretarias de Obras Públicas e de Desenvolvimento Rural. Em breve a cidade de Crissiumal terá mais um ponto turístico e um belo cartão postal, para encantar moradores e visitantes.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Leila Ruver
Vídeos