Notícia

Clima - 27/06/2014 - Mais de 100 famílias desabrigadas pela enchente em Tiradentes do Sul


Número ainda pode subir

As constantes chuvas registradas durante esta semana nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estão provocando altos índices pluviométricos e consequente enchente do Rio Uruguai. 

 

Em Tiradentes do Sul o número de desalojados já ultrapassa 100 famílias, e se as condições do tempo persistirem o número pode dobrar e até triplicar em decorrência de ter localidades populosas como a exemplo a Vila de Alto Uruguai. 

 

Conforme informações do Prefeito João Carlos Hickmann, a população ribeirinha atingida está tomando abrigo em casas de familiares, escolas ou salões do Município. As localidades atingidas e muitas delas ilhadas são; Alto Uruguai, Porto Soberbo, Barra Funda, Bom Retiro, Epaminondas, São Francisco, Barra do Lajeado Grande, Alto Barreirinho e a Prainha do Cascalho. O acesso a Porto Soberbo está bloqueado, pois as águas já atingem a BR 468, em Alto Uruguai na manhã de hoje (27),o volume de água apresentava crescimentode 11 centímetros por hora e de 24,5 metros em relação ao nível normal, o que pode variar conforme o leito do rio. Equipes de várias Secretarias Municipais estão prestando atendimento à população atingida e orientando a todos quanto a possíveis perigos. Além dos ribeirinhos, os estragos e prejuízos em outros setores ainda são incalculáveis; estradas, pontes e bueiros totalmente destruídos, lavouras invadidas pelas águas entre outros. 

 

A Balsa que faz a travessia entre Porto Soberbo em Tiradentes do Sul e El Soberbio na Argentina foi arrastada e levada embora pela força das águas, sendo recuperada posteriormente. Até o momento não houve registro de desaparecimento de animais ou pessoas feridas. Por motivo de segurança dos alunos e demais pessoas, hoje(27), foram canceladas as aulas no Município. Também foi transferido para outra data a ser marcada, o momento festivo e de integração comunitária, evento referente a conquista do 3° lugar, Prêmio Sebrae-Prefeito Empreendedor em sua 8ª Edição que ocorreu este ano.

 

Segundo o Prefeito João Carlos, uma equipe da Defesa Civil do Município está realizando levantamento dos prejuízos registrados, com a finalidade de pedir a Defesa Civil do Estado o Decreto de Situação de Emergência para Tiradentes do Sul.

 

A Secretaria de Assistência Social do Município lançou uma campanha de donativos às famílias atingidas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham. Interessados em fazer doação contatem com a Secretaria ou pelo fone (55) 3617 3033.

 

Fonte / Fotos: Mauri Kohls / Assessoria de Imprensa

Postado: Leila Ruver
Vídeos