Notícia

Ageleite - 27/03/2013 - Momento Leite 250


Confira os destaques desta edição

Produção de leite vai crescer no Brasil nos próximos meses - A produção de leite no Brasil vai continuar a crescer nos próximos meses, mas a um ritmo mais lento do que o início do ano. A produção da bebida no país deve aumentar entre 1% e 2% no primeiro semestre deste ano ante o mesmo período do ano passado, de acordo com analistas das áreas de alimentos e agronegócios e consultores do segmento de leite do Rabobank. – A produção avançou fortemente nos últimos três meses até janeiro de 2013, pelas boas condições do clima e das pastagens. A atividade leiteira teve um início do ano bom, mas as condições agora se deterioram em algumas regiões, principalmente no Nordeste, onde a produção foi afetada pela seca, embora a produção no Sul, principalmente, pode compensar algumas perdas na produção – explicaram os especialistas. (Agência Estado)

 

Argentina: Liquidação de vacas provoca redução na captação de leite - O setor leiteiro da Argentina começou uma fase de liquidação de vacas, o que promoverá uma redução significativa na oferta de leite, fenômeno que já ocorreu no setor de carne.

Os últimos dados oficiais indicam que, no primeiro mês de 2013, a captação de leite nas principais indústrias leiteiras da Argentina caiu em 11% com relação ao mesmo mês do ano passado e, desde fevereiro, a quantidade de leite disponível no mercado continua caindo.

A redução do rebanho leiteiro ocorre em duas vias. A primeira é a redução por parte dos produtores em atividade, que liquidam algumas de suas vacas para ajudar nas despesas e a segunda ocorre por produtores que, ao desistirem da produção de leite, vendem seus animais para se dedicarem a outras atividades como a agricultura. Nesse último caso, parte das vacas são adquiridas por outras fazendas leiteiras (processo de concentração) e parte é abatida. (Milkpoint)

 

Primeiro sistema de ordenha robotizado é inaugurado no Brasil - No dia 22 de fevereiro a empresa de equipamentos de ordenha DeLaval inaugurou a primeira sala de ordenha robotizada da América do Sul. Após 5 meses de operação e testes com o novo equipamento, a fazenda de Armando Rabbers, em Castro – PR, abriu suas portas para um grupo seleto de produtores que puderam conhecer de perto o primeiro VMS da América do Sul em funcionamento.

A DeLaval afirma que através do braço robótico do equipamento, cada teto é individualmente limpo com água e ar, em seguida, estimulado, pré-ordenhado e seco antes da ordenha. Devido ao jogo de câmeras ópticas associadas ao laser duplo, a empresa diz que há grande eficiência na visualização, garantindo a localização rápida e precisa dos tetos para a colocação das teteiras e efetivação da ordenha.

De acordo com a empresa, foi desenvolvido um medidor de leite independente para cada quarto do úbere com a finalidade de registrar separadamente o tempo, o rendimento, o fluxo, a condutividade e a presença de sangue no leite e, em casos de anormalidades, há um desvio automático. (Milkpoint)

.

Pare e pense: "Nunca se justifique. Os amigos não precisam, e os inimigos não acreditam." Provérbio árabe

 

O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.

 

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br

 

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos