Notícia

Agricultura - 27/02/2012 - Sistemas de irrigação começam a ganhar espaço no interior de Crissiumal


Jornal Colonial falou com o secretário de agricultura, Valmor Borba de Oliveira, sobre o assunto

A atualidade mostra que a cada ano tornam-se mais frequentes os problemas com o clima na região. A falta de chuva é, efetivamente, a situação que mais causa prejuízos aos produtores rurais. Diante deste cenário, é preciso encontrar saídas que minimizem os impactos da estiagem e possam garantir pelo menos parte das culturas plantadas.

 

Aos poucos, o sistema de irrigação vem deixando de ser rotulado como 'algo somente dos grandes produtores' e passa a ser uma necessidade, ganhando espaço também nas pequenas e médias propriedades. Em Crissiumal, meio que ainda tímido, o sistema começa a ganhar vez. A reportagem do JC conversou com Valmor Borba de Oliveira, que esclarece algumas questões importantes sobre o assunto.

 

JC - Quais os benefícios destes sistema?

Valmor - Os principais benefícios da irrigação estão relacionados a correção da deficiência hídrica nos períodos de baixa precipitação pluviométrica. Essa prática possibilita o aumento da produtividade, viabilizando assim as atividades do setor produtivo primário. 

JC - Qual o custo?

Valmor - O custo médio para a pequena propriedade dependendo do sistema, fica em torno de R$ 6 mil por hectare. Esse custo pode ser alterado por conta das características locais, como declividade do terreno e distância da fonte de água até o local a ser realizada a irrigação.

JC - Como funciona?

Valmor - A disponibilidade de água é fator fundamental para iniciar o planejamento e levantamento do projeto. No entanto, deve-se levar em consideração a legislação vigente que prevê que o consumo humano e a dessedentação de animais é prioridade em caso de deficiência hídrica.

JC - Como o município vem incentivando o uso?

Valmor - O município de Crissiumal atravéz da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Pesca e Meio Ambiente, vem desenvolvendo um trabalho de implantação do sistema de irrigação de pequeno porte em algumas propriedades do município. A contribuição vai desde o levantamento do local atravéz de seu corpo técnico, junto com a Emater e até mesmo em alguns casos, a disponibilidade de equipamentos de irrigação.  Por outro lado, a secretaria vem também incentivado a construção de cisternas para o armazenamento de água da chuva bem como a preservação de mananciais de água, pois atravéz dessas práticas poderemos amenizar a médio prazo os problemas de falta de água no nosso município.

JC - Seu maior benefício é durante estiagens?

Valmor - Sim. O principal benefício da irrigação está relacionado aos períodos de deficiência hídrica, pois possibilita a complementação de água para as plantas possibilitando assim o bom desenvolvimento das mesmas.

JC - Quais os resultados obtidos com a irrigação?

Valmor - Os resultados obtidos com a irrigação são positivos embora em alguns casos em período experimental. 

JC - Aonde tem sido implantado em Crissiumal?

Valmor - Os principais produtores que utilizam são os que trabalham com hortaliças e fruticultura. Temos dois Kits que foram adquiridos pela secretaria um instalado na propriedade de Ademar de Moura, na localidade de Lajeado Bugre que conseguimos verificar a importância da irrigação na pequena propriedade este ano em que estamos tendo uma das maiores estiagem a nível de região. Outro sistema esteve na propriedade de José Oneide Siebem, em Vila Bender,  utilizada em uma área implantada com a cultura de feijão. Já o caso mais significativo em área de grãos é na propriedade de Gládio Hammes, em Bela Vista, que possui um Sistema com Pivô em uma área de 14,0 e agora foi implantado na resteva de milho 3,0 há de feijão, 3,0 há de milho e o restante com soja.

Para que seja amenizado essas situações causadas pela seca, a secretaria juntamente com a Emater, está visitando os produtores interessados na construção de micro açudes, aquisição de sistemas de irrigação e construção de cisternas para elaborar os projetos junto ao programa do Estado.

 

 

 

Com as informações de Micheli Armanje / Jornal Colonial

 


Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos