O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde, interditou temporariamente a comercialização de linguiça de carne defumada e salame italiano da marca Máster Indústria e Comércio de Embutidos Ltda., de Vista Alegre, no norte do Estado.
De acordo com o CEVS, já foram identificados 80 casos de pessoas que apresentaram sintomas de náusea, vômito, distensão abdominal e diarreia aproximadamente quatro horas após consumirem o produto. O quadro apresentado é típico de intoxicação pela toxina do estafilococus aureus. Os registros ocorreram nos municípios de Três Passos, Nonoai, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela, Ronda Alta, Sapucaia do Sul e Selbach.
Está proibida a venda de produtos fabricados em março deste ano e com validade para maio também deste ano. Quem possuir os embutidos com essas datas de fabricação e validade em casa também não deve consumi-lo. Pessoas que apresentarem mal-estar após a ingestão da linguiça ou do salame devem procurar atendimento médico e notificar as secretarias municipais de saúde.
Contraponto
O que diz Eudes Zanatta, proprietário da indústria Máster:
— Ainda não fui cientificado desta decisão, mas assim que soubemos que pessoas tinham passado mal em Três Passos, nós recolhemos todo o produto que estava no mercado e mandamos fazer análise para verificar. Estamos esperando resultado das análises para ver o que ocorreu e tomar as medidas necessárias