Notícia

Educação - 25/10/2020 - A sucata como ferramenta no processo ensino e aprendizagem


Por Catiana da Rocha Mazzutti

O trabalho em sala de aula a partir da sucata é uma ótima opção para estimular o aluno, o uso de materiais concretos na sala de aula é uma estratégia que facilita o entendimento dos alunos, pois através deste recurso é possível motivá-los à compreensão dos conteúdos.  A sucata não é somente um facilitador da aprendizagem, mas sim um recurso didático fundamental e essencial para o desenvolvimento integral do aluno, além de ser econômico e divertido na forma de educar e ajudar na formação dos cidadãos.  Eles podem trabalhar em grupo, o que propiciará à socialização entre eles na escola, e a qualquer lugar que forem. Podem-se confeccionar vários jogos utilizando tampinhas de refrigerante, caixas de papelão, de remédios, garrafas pet, palitos e rolos de papel higiênico e outros materiais conhecidos e fáceis de colecionar no qual o professor poderá trabalhar: Tamanho, espessura, comprimento, noções de quantidade, cores, além das quatro operações básicas matemáticas, etc. Os jogos confeccionados com sucata irão propiciar e estimular o desenvolvimento da criatividade, trabalhando diversos planos e dimensões, coordenação motora fina e ampla, socialização, linguagens oral e escrita, percepção, coordenação viso motora e o pensamento lógico matemático do aluno, além dos cuidados e preservação com o meio ambiente. Também a atividade de criação de jogos tem-se mostrado eficiente na prática psicopedagógico com alunos de diferentes faixas etárias, produzindo excelentes resultados.  A atividade pode abranger desde a confecção de jogos já conhecidos até o recebimento de jogos confeccionados pela professora durante o período das atividades remoto cenário atual em que o mundo todo se encontra (em isolamento social) devido à pandemia Covid/19. Portanto, enquanto o aluno está simplesmente brincando, trabalha valores, conceitos e conteúdos, consequentemente desenvolvendo sua identidade e autonomia. Utilizar a sucata como recurso didático é algo contagiante. Assim estamos proporcionando ao aluno um ambiente de aprendizagem prazeroso, cheio de alegria e espontaneidade. Por este motivo, o jogo com sucata deve ser adotada e explorada em diversas atividades educativas, nas quais os objetivos e finalidades devem ser pré-estabelecidas pela professora.

Catiana da Rocha Mazzutti. 

Professora: Educação Infantil.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos