Crissiumal será um dos municípios visitados
À convite do Sebrae, 42 pequenos produtores rurais de Rondônia, especialmente do município de Ariquemes, com experiências bem sucedidas na implantação de agroindústrias, a partir do dia 17 de novembro durante 12 dias estarão visitando numa troca de conhecimento, os municípios de Paranacity, Nova Aurora, Capanema, no Paraná e Crissiumal no Rio Grande do Sul. A secretaria de Agricultura do município de Ariquemes, Mary Terezinha Braganhol, explicou que a excursão será muito importante para o Estado, vez que os municípios a serem visitados são referência nacional em termos de cooperativismo e atividades agroindustriais.
Em Paranacity, os produtores rurais rondonienses, visitarão a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), coordenada e administrada por famílias de um assentamento ligado ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), onde os lucros de toda a produção são divididos igualmente para cada família. Ali, inclusive, a área que não foi repartida, permanece como uma única propriedade de todas as famílias residentes, característica típica dos assentamentos rurais.
Os produtos industrializados nessa cooperativa são diversificados, envolvendo a produção de leite pasteurizado e seus derivados em geral, assim como a cana de açúcar mascavo, rapadura e cachaça, hortaliças orgânicas, produção de frangos, suínos e embutidos, que são industrializados e até exportados para outros países.
No município de Nova aurora, funciona a Cooperativa da Agricultura Familiar do Oeste do Paraná (Cooperafa) composta por seis municípios, possuindo independência financeira do governo. Essa cooperativa atua como uma central de comercialização, por isso uma visita pelos produtores rurais rondonienses possibilitará uma visão mais ampla da importância da comercialização de seus produtos no comércio local, aquecendo a economia e aumentando a renda.
Em Capanema, a Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar Integrada (coopafi), onde os produtores rurais da agricultura familiar produzem as mais diversas matérias-primas agregando valor a produção, 15 agroindústrias são cooperadas, trabalhando com cana de açúcar, doces, geléías, chimias (pães doces), polpas de frutas e mel. A cooperativa atua em programas do governo federal, dos quais o governo de Rondônia também participa, como por exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fornecendo para escolas e instituições beneficentes.
No município de Crissiumal, na divisa do Rio Grande do Sul, com a Argentina, os rondonienses vão conhecer uma experiência fantástica em se tratando de cooperativismo. Ali todos os produtos consumidos vinham de fora, foi quando então autoridades municipais e produtores rurais formaram um pacto com os comerciantes para só adquirir produtos da agricultura familiar daquele município.
Dessa forma surgiu a Cooperativa (Cooper Fonte Nova) para administrar e criar escalas de entrega em virtude de um produtor sozinho não conseguir suprir a demanda dos supermercados. A Cooper Fonte Nova congrega 31 agroindústrias sendo considerada modelo para transmitir informações adequadas aos produtores rondonienses
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social
http://www.rondonia.ro.gov.br
Tweet |