Notícia

Educação - 25/08/2014 - Oficina de Reciclagem e Educação Ambiental na Escola Egon Trentini


As ideias mais criativas serão premiadas pela direção da escola.

 

Nas últimas décadas , devido ao consumismo exagerado e o aumento populacional, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente e como consequência a quantidade de lixo e poluição também cresceram sem controle em todo mundo. 

 

Por essa razão se torna cada vez mais importante à realização de trabalhos educacionais e práticas em favor do meio ambiente. Muitos materiais descartados, que foram para o lixo, podem ser reciclados. A reciclagem é o termo utilizado para designar o ‘‘reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto’’. 

 

O processo de reciclagem, além de preservar o meio ambiente diminui significativa a poluição do solo, da água , do ar, além de gerar riquezas. Devido a gravidade da situação ambiental em todo o mundo, tornou-se necessário a implantação da prática da Educação Ambiental nas escolas. 

 

O maior objetivo disso é tentar criar uma nova mentalidade com relação a como usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, criando assim um novo modelo de comportamento, buscando um equilíbrio entre o homem e o ambiente. 

 

Em vista disso, uma das propostas oferecidas para os alunos do 2º Ciclo (4º., 5º. 6º. Anos) da Escola Egon Trentini de Esquina Uruguai é a oficina de criação de objetos com material reciclado. 

 

Criar objetos com material reciclado é como ter duas aventuras ao mesmo tempo: uma- levar os alunos a cuidar do planeta diminuindo a poluição gerada por plásticos, vidros, e outros materiais que podem ser reciclados, e a segunda aventura será a capacidade de usar a criatividade e imaginação para dar uma nova função e forma a estes materiais. Nesse mês o tema para a oficina de reciclagem será ‘’lacres de lata de alumínio’’. 

 

Os alunos serão desafiados a criarem a partir dos lacres objetos diversos como: pulseiras, colares, cintos, luminárias, cadeiras, pufes, bolsas, jogos.

 

 

 

 

As ideias mais criativas serão premiadas pela direção da escola.

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos