Notícia

Texto de Opinião - 25/06/2014 - Aquecimento ou Esfriamento-Por Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto de opinião do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

Aquecimento ou esfriamento

 

Anunciar o que ainda não aconteceu. Profetizar acontecimentos. Prever o futuro. Naturalmente só podemos fazê-lo baseado no que constatamos. O que afinal está acontecendo? O planeta terra está aquecendo. Constata-se frio rigoroso em muitos países. Baseado nesta realidade, cientistas e ecologistas anunciam o desaparecimento  de espécies de animais e vegetais.

 

Quando um corpo esfria necessita de calor externo para aquecer. O que preocupa não é o esfriamento de corpos ou da matéria, mas o mais preocupante é o esfriamento espiritual, que não depende tanto do frio exterior. É como diz aquele artista que  desenhou uma porta sem fechadura, e por isso, foi muito criticado, mas, ele explica sua arte dizendo; “esta é a porta do coração que só se abre de dentro para fora”. 

 

Preocupa muito o esfriamento de gente em relação à Igreja e religião. Pessoas que se distanciam da Igreja, e se contentam mesmo vivendo longe dos seus compromissos batismais, não participando da vida em comunidade, vivendo num individualismo, ensimesmados e descomprometidos com valores fundamentais.

 

É preocupante a frieza de pessoas que vivem como outros seres vivos, não se dispõem diante de Deus. Outros não querem realizar uma aliança de compromisso por toda vida, não dando continuidade aos sacramentos de iniciação (batismo, eucaristia e crisma). Outros querem falar de direitos e nem sequer respeitam ou valorizam o dia do Senhor. O cristão celebra o dia do Senhor.

 

Onde está o valor da família para quem não respeita o cônjuge, os filhos ou os pais? Onde está o valor da Igreja para quem vive fora da Igreja e sem sacramentos?

 

Não preocupa tanto o aquecimento ou esfriamento do globo, onde alguns seres vivos são passíveis de desaparecer, mas, mais preocupante sem dúvida é, quando o ser religioso, por excelência, esfria na vivência da fé, não centrado em Deus.

 

Quando acontece o esfriamento na vida de fé, oração e celebrações, tudo o mais esfria e perde o sabor, como comida sem sal. Há gente vivendo sua vida como se estivesse hibernando, não alimentando sua vida de fé. É esta a friagem que preocupa. Não deveria acontecer um fim trágico assim.. 

 

Seja qual for a tua situação, coragem, ânimo, ainda é tempo de aquecer a vida espiritual. Não podemos esfriar. Sempre é possível aquecer novamente. Viva a vida!

 

Crissiumal, 25/06.14 Pe Renato José Rohr scj

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos