Notícia

Educação - 25/05/2022 - Vereador Dilson Zimmermann cria abaixo-assinado em defesa de estudantes contratantes do FIES em dia com suas obrigações


Saiba mais sobre o abaixo-assinado

Foi aprovado no Senado nesta terça-feira, 24, medida provisória (MP) que autoriza aos devedores do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderem regularizar suas dívidas. O texto já passou pelo crivo da Câmara dos Deputados, seguindo agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).                                

Desde o dia 7 de março, estudantes que estavam inadimplentes com o Fies foram autorizados a renegociar suas dívidas com Banco do Brasil ou Caixa. Os alunos deveriam seguir as regras publicadas inicialmente pelo governo, com descontos de até 92%. O Congresso, durante as votações, aumentou o percentual, que agora pode chegar a até 99%.

Atento a situação, na última sexta-feira (20) o vereador de Crissiumal Dilson Vorlei Hubner Zimmermann (PODE) conversou durante a FECRIS com o Senador da República Lasier Matins, destacando que não concorda com a situação em virtude dos estudantes adimplentes (em dia) não ter nenhum tipo de benefício. O senador então lhe solicitou a criação de um abaixo-assinado.

 

Veja o teor do abaixo assinado:

“Nós, abaixo firmatários, contratantes do FIES, estudantes universitários ou recém formados no ensino superior, e respectivos co-responsáveis, juntamente com o Vereador Dilson Zimmermann, do PODEMOS de Crissiumal, vimos a Vossa presença SOLICITAR A SUA ATUAÇÃO EM DEFESA DOS CONTRATANTES DO FIES QUE ESTÃO EM DIA COM SUAS OBRIGAÇÕES, uma vez que entendemos absolutamente injusto criar incentivos e benefícios através da concessão de descontos significativos exclusivos para os inadimplentes, o que vem a premiar justamente aquele que, por motivos alheios, não cumpriu com a sua obrigação contratual, enquanto que o cidadão que se esforça para manter em dia suas obrigações não tem qualquer tipo de benefício ou incentivo em reconhecimento à sua adimplência.

A verdade é que não somos contrários à concessão de benefício aos inadimplentes, já que muitos realmente estão nessa condição por absoluta impossibilidade de arcar com o custo do financiamento estudantil, no entanto, entendemos que uma política pública desse quilate também deverá beneficiar aqueles que se esforçam para manter as obrigações em dia, porque, como é notório, o custo desse financiamento estudantil é muito caro, impedindo que os contratantes invistam esses recursos na sua qualificação ou especialização profissional ou na abertura dos seus próprios negócios, o que por óbvio traria um custo benefício muito mais vantajoso para a União do que receber o pagamento desse financiamento.”

 

Quem tiver interesse em assinar o abaixo-assinado ou até mesmo colaborar em sua distribuição poderá entrar em contato no fone (55)999384895.  

Postado: Leila Ruver
Vídeos