Notícia

Geral - 25/02/2019 - Prefeitura de Crissiumal esclarece dúvidas sobre Recadastramento Imobiliário


Leia na íntegra!

Diante das diversas dúvidas, dos munícipes, referentes à ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO IMOBILIÁRIO, que está ocorrendo no município, viemos esclarecer alguns questionamentos:

O QUE É A ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO IMOBILIÁRIO OU RECADASTRAMENTO IMOBILIÁRIO?

É uma ação da Prefeitura Municipal de Crissiumal, que vai atualizar informações cadastrais de todos os imóveis urbanos do município. Esse trabalho é de grade relevância para o município, pois consiste no levantamento de dados reais e atuais de cada imóvel, para a criação de um banco de dados multifinalitário.

O Recadastramento Imobiliário é um projeto muito importante, seu objetivo é elaborar e organizar uma base de dados com informações sobre os imóveis existentes no município, facilitando dessa forma no planejamento e nas tomadas de decisões, como também em elaboração de projetos futuros para a cidade.

QUEM ESTÁ REALIZANDO ESTE TRABALHO?

O trabalho está sendo realizado por agentes credenciados da empresa METROCIL- Empresa de Cadastro Imobiliário Ltda, com a coordenação da Prefeitura de Crissiumal, através da Secretaria Municipal de Finanças.

A METROCIL é a empresa vencedora do processo licitatório, para prestação de serviços especializados em cartografia, em Crissiumal. A METROCIL atua no mercado há mais de 20 anos, nas áreas de geoprocessamento.

Durante as visitas aos imóveis, os agentes estarão se apresentando devidamente uniformizadas e identificadas com o crachá da empresa METROCIL.

COMO É FEITO O RECADASTRAMENTO?

Os agentes credenciados da METROCIL – empresa contratada para executar os serviços – estão visitando as residências para coletar e atualizar dados sobre os imóveis, por meio de medições, registro fotográfico dos imóveis e demais informações. Ainda, será realizado um completo levantamento sobre a infraestrutura nos bairros, tais como calçamento, saneamento básico e iluminação pública.

QUAL A NECESSIDADE DE REALIZAR O RECADASTRAMENTO IMOBILIÁRIO?

De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, a Atualização do Cadastro Imobiliário do município é uma exigência da Lei, visto que, o banco de dados não era atualizado há mais de 20 anos.

Os dados obtidos formarão um Cadastro Técnico Multifinalitório, que permitirá a construção de políticas públicas adequadas ao desenvolvimento urbano, bem como a aplicação de uma tributação mais justa. Segundo a Administração, o recadastramento possibilitará um melhor planejamento das ações de desenvolvimento do município no que se refere a serviços públicos como a saúde, lazer, educação e infraestrutura em geral. Com as informações captadas, as ferramentas de geoprocessamento vão contribuir em muito para o eficiente planejamento da cidade.

Para tanto, é importante que os proprietários ou moradores atendam os profissionais credenciados nas residências, para que seja feito um cadastramento eficiente e completo.

Por: Andréia Cristina Queiroz – Assessora de Imprensa da Prefeitura de Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos