Notícia

COMAD - 24/10/2011 - Espaço COMAD - Cocaína


Por Luciane Schneider

É uma das drogas ilegais mais consumidas no mundo, extraída das folhas de coca. A cocaína é um psicotrópico, pois age no Sistema Nervoso Central, isto é, sua atuação é no cérebro e na medula espinhal, exatamente nos órgãos que comandam os pensamentos e as ações das pessoas.


Há dois tipos de envenenamento pela cocaína: um caracterizado pelo colapso circulatório e, o outro, pela intoxicação do Sistema Nervoso Central - o cérebro, que é o órgão da mente.
A respiração, primeiro é estimulada e, depois decai. A morte advém devido ao colapso cardíaco.


As alucinações causadas pelo uso são terríveis: no início, um pouco de prazer, mas com o decorrer do tempo, o usuário pode ouvir zumbidos de insetos, queixando-se de desagradável cheiro de carrapatos; sente pequenos animais imaginários, como vermes e piolho, rastejando embaixo de sua pele, e as coceiras ou comichões quase o levam à loucura. Nos casos agudos de intoxicação, pode haver perfuração do septo nasal, quando a droga é aspirada ou friccionada nas narinas; e queda dos dentes, quando a fricção for nas gengivas. Além disso, existem as causas externas como risco de contrair hepatites, AIDS, ocorrência de violências e acidentes. A cocaína causa dependência, pois o uso abusivo desenvolve compulsão pela droga e o usuário sofre de intensa depressão quando fica sem ela.

 

Fonte: www.antidrogas.com.br

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos